quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cubo dínamo... Luz no seu caminho!


Para aqueles que realizam passeios ou viagens a noite, o cubo com dínamo, é uma opção mais do que interessante. Um cubo que oculta um acessório, produzindo energia para manter funcionando farol e iluminação traseira. Isto transforma os acessórios a pilha ou a bateria, e acessórios de emergência... sem falar que economiza-se pilhas, e o tempo do ciclista. Em lugares onde não há uma tomada, o ciclista portador do cubo dínamo é um feliz proprietário... não fica na mão, e nem na dependência das malditas pilhas.
Seria bom se os importadores do ramo de bicicletas, resolvessem trazer tais acessórios, inexistentes no mercado brasileiro.
Roberto Furtado

4 comentários:

  1. Concordo plenamente, e fico triste por não termos a disposição.

    ResponderExcluir
  2. Este cubo da Shimano não seria uma nova versão do cubo com dínamo de uma antiga marca inglesa, a Sturmey Archer ?
    Já pensei em colocar na minha velha Caloi, mas fiquei com receio por se tratar de energia gerada por atrito no cubo dianteiro, e que este atrito possa ser sentindo ou ouvido durante e tempo que estiver pedalando, seja dia ou noite. Enquanto aquele outro tipo de dínamo por atrito mais comum acoplado ao garfo, é acionado apenas quando necessário à lateral do pneu, possa ser menos estressante.
    Mas como é raro pedalar à noite, estou na espera que seja aperfeiçoado e industrializado um novo método de geração de luz pela bicicleta, ou qualquer outro veículos que possua rodas ou até mesmo cataventos, o qual promete gerar energia sem atritos ou ruídos, através de sensores eletro-magnéticos:

    http://www.instructables.com/id/Magnetic-Induction-Bike-Lights/

    ou este:

    http://www.freelights.co.uk/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Amigão!
    Primeiramente gostaria de agradecer o contato, e pedir que sempre realize um comentário identificado para possibilitar um retorno, ou compreender melhor o posicionamento.
    Não conheço tecnicamente os projetos das duas marcas distintas, no entanto, fora a qualidade que cada deve empregar de forma caracteristica, imagino que os produtos sejam assemelhados. Um cubo dínamo usa uma tecnologia bastante dominada, sendo incialmente utilizada em todo veículo automotor. É um conceito antigo que vem sofrendo melhorias constantes, e hoje, fora o refinamento dos materiais empregados devido ao aumento de tecnologia de obtenção, sabe-se que o peso é outro objetivo de todo fabricante de bicicleta.
    Tenho tambémk muito entusiasmo com relação a cubos modernos que geram energia. Agradeço por enriquecer este espaço... que é também seu!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Os cubo dínamos não geram nenhum ruído, há muitas vantagens em relação aos que utilizam a banda de rolagem, uma delas é que o atrito gerado é imperceptivel ao pedalar quando se está gerando energia, e se os dispositivos estiverem desligados não há atrito e se comporta como um cubo normal, não há perca aerodinamica, há modelos em que o peso é abaixo das 400gr, não causa danos ao pneu e é esteticamente mais bonito, não há restrições para a utilização em bicicletas antigas, para melhor performance é recomendado a instalação em aros de tamanho 26" ao 29".

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho