terça-feira, 14 de abril de 2009

Audax 300 km e os itens obrigatórios

Estou acompanhando as provas de Audax, regulamentos, e outros detalhes relaticos as provas de 300 km (válido paras as provas de maior distância também).
Esta me chamando a atenção a história do tal "cobertor térmico", ou "manta térmica", dentre os itens necessários. Acredito que piscas, faróis, capacete, e colete refletivo sejam itens realmente necessários, pois são estes que permitem que os motoristas vejam os ciclistas. Prevenir para evitar acidentes! Indiscutível... necessário e ponto! Já o tal cobertor térmico, além de não ser encontrado praticamente em lugar algum em Porto Alegre, trata-se de um equipamento muito bom para levar para passear. Levar o coberto térmico em uma prova em perímetro acessível a qualquer veículo, em prova bem assistida, na era do telefone celular... eu diria que é um tanto quanto desnecessário. Achei que a proposta é desfocada e incoerente, e que o cobertor ficará muito feliz, pois vai sair pra fazer um belo passeio sem trabalhar. Não sei se fico mais preocupado com a preocupação desfocada neste item, ou se as organizações exigem isto pq acharem que não conseguirão atender aos participantes em caso de emergência. De onde tiraram isto?

Roberto Furtado

2 comentários:

  1. olá Roberto,

    O cobertor térmico é sim um item indispensável!! Pra vc entender, vou exemplificar um caso...
    Tivemos no 200 km de agosto, o Diego Pinto, que chegou ao ETA com quadro de hipotermia. O cobertor foi de uma valia surpreendente até ele ser atendido pelos enfermeiros da nossa equipe da ambulância. E isso aconteceu num Brevet de 200km. Imagine agora, uma chuva no meio da madrugada do brevet 300 km, nem todos assimilam da mesma maneira o frio... Podia seguir aqui te contando mais de uma dezena de situações que acompanhei nesses 3 anos como voluntaria, co-organizadora e agora como organizadora de Audax.
    Espero ter contribuido para sanar tuas duvidas!!

    abraços, ninki

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninki!
    Obrigado pela atenção e resposta. Nós conhecemos pessoalmente e já conversamos através de telefone, e acredito que estejamos em sincronia ciclistica. Por isto recebo muito bem teus comentários, e entendo perfeitamente o que me dizes, ciente de tua boa e gratuita atenção. Eu acho que o lance do cobertor térmico é bastante polêmico, e existem casos e casos. Acho que o caso do Diego como na prova do ano passado é bastante inconclusivo quanto a real necessidade do cobertor térmico. Da mesma forma que ele teve uma hipotermia leve, acho que haveria outros problemas decorrentes do clima e do tipo de prova. Acho que devemos debater estes assuntos para concluir e criar consciência nos demais colegas. Pessoalmente, acho que uma prova realizada nesta data, dispensa o cobertor térmico, mas eu respeito os posicionamentos.
    Um grande abraço e obrigado mais uma vez.

    Roberto Furtado

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho