domingo, 19 de abril de 2009

Conclusão do Audax 300 km POA 17.04.2009

Roberto, Sandra, Marciano, Gelson, Klaus e Esther


Raul, grande parceiro, fez o apoio moral e as fotos da chegada


Ewerton veio fazer o apoio moral


Marciano, muitas brincadeiras! rsrsrs


Eu e o amigo Gelson na chegada

É díficil precisar o que mais valorizei nesta prova de 300 km. O Audax de 300 km de POA, iniciado no dia 17.04.2009, foi uma experiência que lembrarei com muito carinho. Um parceiro fundamental nesta empreitada foi Gelson Cecatto. Na verdade eu estava quase desistindo de me inscrever quando o Gelson insistiu na inscrição e "exigindo" a cumplicidade de biker. Se não fosse ele, muito provável que eu não tivesse realizado esta prova que me trouxe muita realização. A prova foi fácil sob alguns aspectos, mas por outro lado houveram grandes dificuldades. Gostaria de viver novamente uma experiência destas, embora eu tivesse dito que até venderia a bike após a conclusão. Uma brincadeira, pois esta bike ficou sem preço para mim... a TREKzinha 820 jamais sairá da minha cabeça, mesmo que eu já tenha tido mais de 20 bicicletas de boa qualidade.
Os amigos Raul e Ewerton também foram grandes incentivadores... estiveram presentes na concentração de prova e na chegada. Ambos provam que "viver bicicleta" é uma forma de fazer bons amigos, pois fora nesta vida que os encontrei. Poderíamos dizer que "o acaso junta as pessoas" ou que "nada é por acaso", mas escolhi a bike para ser presente na minha vida, e estas pessoas também. No fim não falamos de acaso, mas de afinidade por uma mesma maravilha, a bike!
A organização foi muito boa, houve atenção e interesse por parte dos organizadores, e simpatia. Houve de tudo na medida certa, faltando apenas as fotos de qualidade, as quais reclamei na prova de 200 km. Nem tudo é possível, afinal, não pensamos todos iguais, e cada um sabe como pretende e o que fazer. Eu gostaria de fotos profissionais, mas fiquei bastante satisfeito com as fotos da chegada, feitas pelo amigo Raul.
A prova teve extremos... do frio umido da noite ao calor intenso da tarde de sábado. Foram as dezessete horas e meia de pedal mais inesquecíveis de minha vida, devo isto aos organizadores, aos amigos e a família por conceder este desejo.

Ao fim, digo a todos... Façam o mesmo, pois o dia seguinte é sensacional, foi quando caiu a ficha!

Texto: Roberto Furtado

Fotos: Raul Grossi

2 comentários:

  1. Amigo Roberto,

    É uma questão de opção, muitos não compreendem e nem compreenderão, a aventura, o sentir-se livre do sufoco do dia-a-dia, enfrentar nossos próprios demônios, chegar muito próximo aos nossos limites, vivenciar experiências únicas, estradas que a noite nem bem vemos, mas os pirilampos, as estrelas e nós com nossos piscas vermelhos compartilhamos, não para ver, não apenas para presenciar, mas fazendo parte disto tudo, sentimentos de fé na vida, na grandeza do mundo, nas possibilidades de viver sem os arroubos dos grandes recursos para parecer feliz, junto à natureza, junto a companheiros que se fizeram amigos, parece que por acaso, mas que muito pelo contrário, os grandes valores, as afinidades existenciais explicam
    perfeitamente. Depois o amanhecer, lindo, névoa forte que vai se dissipando, as cores que vão aparecendo, o orvalho que alimenta e fustiga (principalmente quem necessita de óculos), e então um dia magnífico de sol, horas e horas de pedal sobre temperaturas beirando os 30º, o apoio, o coleguismo para saber segurar, para mantermos juntos quando em momentos sentimos forte o cansaço, o calor e a dor. No final a certeza de termos feito o certo, de estarmos preparados para as nossas singelas existências, de sabermos que existem outros homens e mulheres que fazem de um esporte uma lição de vida e são capazes de vencer quaisquer barreiras, porque tem força, tem fé, tem amor.

    Meu reconhecimento e amizade a ti, Roberto, ao grupo que partiu, fez boa parte do trajeto juntos e assim chegou, Sandrinha e Marciano, e finalmente Esther, que até então não conhecia mas esteve muito presente.

    Aos demais participantes, "audaxiosos" e organizadores, nota 100, meus parabéns.

    Gelson Cecatto

    Porto Alegre, 20 de abril de 2009

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Gelson!
    Fico feliz... muito feliz pela oportunidade de todos os detalhes de nossa empreitada. As palavras, os olhares, a cumplicidade, o reconhecimento, o entendimento do esforço que se fez... somente o próximo que também viveu entenderia o que realmente foi este evento. Não podemos deixar de pensar que não seremos mais os mesmos como pessoa e como companheiro uns aos outros... é ter vivido a mesma dificuldade.
    Fiquei muito feliz por nós e mais ainda com após o dia seguinte, quando realmente caiu a ficha. Fomos vencedores de nós mesmos, fizemos com nossas máquinas biomecanicas, o que muitos acham distante para fazer de carro!
    Parabéns a todos nós, parabéns ao teu comentário no blog. Fico muito feliz de verdade...
    Embora esteja ainda um pouco cansado, irei pedalar nesta segunda feira, pois já estou com saudade da função de pedalar a noite... e penso que muito será falado sobre este audax, pelo menos por nós.
    Um grande abraço

    Roberto

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho