No segundo semestre de 2008, fiz um Audax 200 km utilizando uma bicicleta que agora esta em fase final de reforma. A bicicleta usada foi uma GT Corrado, ano 1992, que originalmente usava aros 26 MTB. Para realizar esta prova, usei um artifício incomum para adaptar rodas de aro 700, transformando-a numa híbrida. Não fiz fotos do adaptador, mas desenhei rapidamente o conceito e formato aproximado da idéia. Raul, meu amigo índio nestes assuntos, me ajudou... correu atrás do material e ofereceu conselhos. O material utilizado na tarefa foi uma placa de alumínio de 6 mm de espessura, e o molde fizemos baseados nas fixações disponíveis no quadro, combinadas com as novas fixações para suportar os freios para aro 700. A adaptação foi um sucesso, e a bike teve um ótimo desempenho sob este aspecto. Os aros receberam pneus 700 x 35, calibragem de 75 PSI, pé-de-vela com relação 48-38-28 e cassete 30-13 dentes. Para instalação dos freios, não havia outra escapatória... é necessária a adaptação ou alteração dos pivôs originais de v-brake ou cantilever. Optei por um trabalho não destrutivo da bike, de forma a preservar a originalidade do quadro usado. Nem toda MTB aceita rodas e pneus de aro 700, podendo haver pequena distancia entre o quadro/garfo e os pneus. Para isto, não há nada melhor... faça o teste antes do projeto. Veja se as distâncias são viáveis e satisfatórias. Seria complicado viajar com uma bicicleta onde o pneu passa a menos de 1 cm do quadro... um raio estourado, e lá vai o pneu raspar no quadro.A Diferença de desempenho de uma boa MTB (de pneus slick 26 x 1.5) e a MTB configurada como uma hibrida (de pneus 700 x 35C), é surpreendente. Não perde-se conforto significativo, e muito aumentou o rendimento. Para rodar em 25 km/h fazia-se menos esforço, permitindo que eu, mesmo fora de forma, pudesse me manter com média acima de 20 km/h na prova de 200 km (9:58 horas). É importante salientar que a média é feita estando parado ou não, e as paradas se fazem obrigatórias para alimentar-se, ir ao banheiro e esticar as pernas. Eis a obtenção que me satisfez... uma híbrida em Cr-Mo true temper!
Roberto Furtado
Amigo, gostaria de ver uma foto da sua bike com aro 700. Estou pesquisando o assunto e achei a sua invenção bastante interessante e mais segura do que eu já tinha visto noas fotos que segue no link. Parabéns!
ResponderExcluirRicardo
http://picasaweb.google.com.br/rrg.bsb/Rodas700#
Opa, também estou querendo ver as fotos do resultado final...
ResponderExcluirBem antigo o seu post.
Mas eu estou pra tentar fazer essa mudança por agora =)
Abraço.
E bom pedal !
Guigão e Rodrigo
ResponderExcluirFiz estes adaptadores, e usei no Audax 200 km de 2008, mas depois acabei retirando e não fiz fotos da bike com os adaptadores. Posso garantir que funciona muito bem. Fico devendo a foto.
Um abraço.
Roberto
Uma dúvida: o garfo da 700 era standart? no caso pra usar avanço teria que ter adaptador correto? e quanto as bacias de rolamento no garfo 700? tudo tranquilo?
ResponderExcluirPoxa! Também queria ver essa adaptação! Tenho uma Caloi 100 que gosto muito e gostaria de adaptar para 700! Abraço!
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