segunda-feira, 21 de março de 2011

Roda 29 como nova opção... XC, cicloturismo e citytour

GT Karakoram 1.0
Normalmente, ao pensar em uma bike para cicloturismo, muitos (inclusive eu) pensariam que a proposta ideal seria uma bike com perfil mais touring, como uma bike de roda 700 com pneus largos. No entanto, esta concepção de rodas 29 tem se aproximado demais deste conceito touring quando comparamos rodados. Sabe-se que o aro tem mesmo tamanho para opções de pneu com medida 700, 28" ou 29". Um aro serve no outro, dá fazer diversar combinações, sem esquecer que é preciso respeitar a largura do pneu em relação ao aro. Pesquisando sobre uma GT Karakoram 1.0, devido ao interesse de um amigo nesta bike, acabei percebendo que os pneus tem um desenho bastante interessante quando se pensa em pegar estradas de todo tipo, inclusive barro, areia e asfalto. A versatilidade é uma ferramenta poderosa na bike que a possui... e o ciclista ganha sempre, pois pode optar por outros caminhos, ou aventurar-se por atalhos entre campos, a mero exemplo. Com um pneu 29 x 2.1, não vejo como ser engolido por qualquer buraco. Para os pneus da GT acima, também é possível considerar que ela vai muito bem no asfalto, pois usa garras pequenas continuadas, o que representa um rodar muito menos preso em relação aos tradicionais pneus de XC e assemelhadas condições. Agora resta saber se a popularização vira em breve, pq parece que já virou febre no exterior, e muitos fabricantes colocaram duas versões para um mesmo modelo, tendo assim a solução para adeptos ao 26" ou ao 29". Confesso que me parece uma questão de gosto, habilidade, e tendências de mercado influenciando na maioria das opniões. Gostaria muito de dar uma volta numa bike destas, e tirar minhas próprias conclusões, mas é claro que as diferenças aparecerão, pois a diâmetro da roda passa a ser muito maior. E sendo maior, me parece que a condição de esforço sobre o cubo de roda se altera, favorecendo fisicamente o desempenho da bicicleta... a inércia deve ser respeitada por um tempo maior. Da mesma forma que colocamos um peso maior sobre a bike, e ela vai além... há um recurso de promover a energia que esta sendo empregada. O diâmetro da roda é fator responsável, com certeza. Desta forma, acredito que as bikes aro 29", tais como esta acima, seriam excelentes máquinas desbravadoras. Já não tenho o mesmo preconceito com relação a esta mudança, vejo de forma positiva, como o mercado tem feito também... mas será que as bikes específicas perderão espaço para estas das rodas gigantes? Espero que não... embora pressinta o balanço inevitável da tendência ganhando espaço, acredito que as 700 de conforto sejam as especiais preferencias por muitos. Assim espero...

Roberto Furtado

8 comentários:

  1. Eu me pergunto se subir uma ladeira com uma bike 29, necessita de um esforço muito maior.
    Tenho vontade de comprar uma caloi 29´er, mas não dá pra se comprar algo que não se conhece...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luiz!
    Acredito que as diferenças para o desempenho sejam outras. Não vejo pq a alteração do diâmetro da roda fosse um problema se a relação da bicicleta for devidamente compatível. Tudo que se aponta para uma aro 29 é voltado para facilidade de ultrapassar obstáculos do pavimento, inclusive em subidas e descidas, devido a roda possuir este diametro maior. Se a relação for o problema, tenho certeza que alteração de uma coroa ou cassete por um que se adapte a tua forma de pedalar, resolva o problema sem qualquer dificuldade. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Em outras palavras, você está afirmando que uma bike com aro 29 é melhor do que uma aro 26 para o ciclismo urbano?

    ResponderExcluir
  4. Luiz, pode ser... não dá para afirmar, mas é uma possibilidade. Acredito que uma aro 29 tenha uma arrancada um pouco mais lenta (plástica)devido ao maior peso e diâmetro de roda. Contudo, após ter entrado em inércia, não tenho menor dúvida de que uma 29 ou uma 700 (com pneus grandes ex:700x38)tenham maior rendimento e média que uma 26. Acho também que muda muito de ciclista para ciclista, pois embora tenha sido "speedeiro" na década de 90, hoje ainda carrego vícios deste tipo de bicicleta. A formação do ciclista traduzida em ritmo, cadência, etc, acaba por definir também o tipo de bicicleta que ele deve usar. Entendo que se tens força nas pernas, mas pouco giro, tua bike é uma 29 ou uma 700, mas se tiveres mais giro do que força, talvez tua opção seja uma 26. Isto é bastante pessoal, temo que seja o que parece para mim e não seja unânime. Tente conversar com ciclistas experientes a respeito, pegue uma 29" para dar uma volta. Isto vai fazer toda diferença, pois é a tua própria sensação ao pedalar algo diferente. Pessoalmente, adoro as rodas maiores. Transpor obstáculos pequenos com rodas maiores é mais fácil e mais seguro!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola Andarilho, tenho umas duvidas, e, se você puder responde-las, ficaria grato.
    É o seguinte, comprei um par de pneus 700x2.4, traduzindo este numero, seria 29 x...45 ? e também comprei 1 par de câmaras 700x42, pois nao achei uma numeração maior, posso usa-las, caso o numero dos pneus seja 45 ?
    Muito obrigado pela atenção.
    Obs.: comprei os produtos pela internet mas ainda nao os recebi.

    ResponderExcluir
  6. Wilson
    As medidas de 700 geralmente são combinadas a seção de pneus por números inteiros, de 28, 32, 40, etc. Nunca vi um pneus com medida 700 x 2.4 em tabelas ou fisicamente.
    Acrdito que medidas de 700 x 45 se aproxime muito das 29" em tamanho e volume de ar nos pneus. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Saude e paz, gostaria de saber se o quadro da nomad é o mesmo desta?
    Eu acabei de adquirir uma nomad aro 700. daria para por rodas 29? agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo. Os quadros da Karakoram e da Nomad são completamente diferentes. A nomad é uma bike bem voltada para um turismo, urbano ou de chão batido leve. A Karakoram é uma bike de XC que pode ser usada na rua. Os pneus da Karakoram tem maior largura, e receio que não caibam na mesma medida na Nomad. Sei disto pq tive uma GT Transeo, próxima da Nomad, e não aceitava pneus grandes como estes que se aplicam nas 29". Um abraço. Roberto

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho