Na idéia de melhorar o conforto, Raul optou por evoluir o conceito de adaptador de espiga. Evoluir no sentido de aumentar o comprimento, já que os fabricantes desta peça, economizam material fazendo-as curtas (também de parede muito fina). Pensamos que o conforto não tem preço, assim como a segurança, e a melhor opção é transformar a bike a modo de deixá-la ideal para nós. E não nos adaptar a condição dimensional da bike. Sem esquecer que estas bikes eram de outra época, e que na data em questão a geometria era diferente. As bikes eram feitas com um perfil esportivo de diferente conceito em relação ao atual. Até mesmo as atuais esportivas se direcionaram ao conforto, ou não perceberam que o guidão é mais alto, e as vezes menos distante do selim? Olhem bem as geometrias de duas speed, uma atual e uma old school, e entenderão. Em MTBs, a diferença também existe, pois as old de 90's, geralmente são horizontais em top tube, e as modernas são slooping. Buscando esta melhoria, idealizou-se e confeccionou-se o novo adaptador... o torneiro mecânico fez para o Raul. E como expliquei no outro post da GT Outpost vermelha. Não faça isto por conta se não tiveres conhecimento... Se trata de um item de segurança, e eu e Raul assumimos o risco de subir em bikes com tais adaptações e alterações. E logicamente não faríamos em bikes que fossempassadas a terceiros. Muito viável, e pode ser muito seguro, mas precisa ser feito por um profissional que entende do assunto, e avaliado por alguém que vai usar esta bicicleta como veículo seguro.
Fotos: Raul Grossi
Texto: Roberto Furtado
Acho a idéia muito boa e funcional. Para ciclotur é importante uma postura mais "sentado", menos agressiva e um guidão mais alto visa trazer essa postura e, consequentemente, mais conforto. Essa postura pode até trazer um pouco mais de resistência ao vento, mas em cicloturismo essa variável é menos importante do que o conforto obtido em longas distâncias.
ResponderExcluirGrande abraço e parabéns pelo projeto!
O adaptador já está sendo comercializado? Onde encontro? Como posso ter maiores informações?
ResponderExcluirO adaptador já está sendo comercializado? Onde encontro? Como consigo maiores informações? Um abraço.
ResponderExcluirLuiz
ResponderExcluirO adaptador tradicional e curto é encontrado em muitas lojas, mas a idéia de fazer um com maior comprimento é do Raul, foi confeccionado por um torneiro mecânico. Não existe tal peça, pelo menos não no Brasil. Fica a dica para talvez você encontrar quem faça para você. abs
JCLimaAL disse...
ResponderExcluirEsta solução é excelente. Mas o item segurança é fundamental, para isso desejaria saber qual o material utilizado para o adaptador longo proposto por Raul.
Aguardo esta informação para confeccionar um.
Abraços