quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Reconstrução de outra Caloi Cruiser... xiii virou febre! 2ª Parte






Conforme prometido, segue a segunda parte... assim mostrando o antes e depois de uma old school que volta para as ruas com estilo personalizado, discreta e com o charme que só os ciclistas de velha "guarda" entendem. Bikes como esta eram comuns no tempo em que eu tinha 7, 8 ou 11 anos. Tinha gente que arriscava a dizer que elas eram as antecessoras das primeiras MTBs, mas acho imprudente classificar desta maneira. Eram biciclistas que utilizam rodas 26" de medida ligeiramente maior que as atuais MTB, e que tinha um design slooping. As primeiras MTB não tinha este desenho, exceto quando destinadas a ciclistas menores.   Para quem lembra, o desenho de uma Cruiser era semelhante ao das Cross da Caloi, apenas aumentadas para um público maior, ou adulto. Dava quase pra dizer que Cross era para criança... naquele tempo era meio assim aqui no Brasil. 
Sobre a bike do post, para não perder o fio do assunto... seu proprietário manteve as maçanetas originais, o que achei muito interessante. E mais ainda este louco guidão que vinha somente neste modelo de Cruiser... acho que era mais antiga que as demais que aparecem aqui no blog. 
No post anterior aparece a bicicleta antes da sua reconstrução, também os links das outras cruiser. É uma loucura esta febre de reconstruir... antes eram com as caloi, monark e peugeot (as road), agora é com as bikes de passeio. Enfim, não tem mais freio esta nova era... enquanto houver o que restaurar, será inventado algo diferente. Personalização ou restauração é um caminho entre o novo e o velho, junto da sustentabilidade e da mobilidade urbana. Também na função de reacender culturas adormecidas da querida bicicleta.
Roda pra frente... logo mais, tem mais assunto da revitalização em bicicletas.

Reconstrução de outra Caloi Cruiser... xiii virou febre! 1ª Parte



Execução: Adventure Bike
Texto, devaneios e fotos: Roberto Furtado

Um comentário:

  1. Meu nome e Erivan, sou pernambucano e tenho uma tk deste modelo, tenho desde 1988 esta parada mais pretendo trocar as peças que estão gastas e colocar ela para andar já faz quatro Anos que esta parada, quando nova ela tinha Aros e pneus largos tinha catraca de três machas, e uma bicicleta muito boa tem um bom desenvolvimento, muito boa para trilhas e asfalto fiquei feliz de ver esta reportagem apesar de já ter alguns anos, um abraso

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho