terça-feira, 9 de novembro de 2010

Reconstrução de mais uma velha GT - 1ª parte!

visão total do frame

pivô de freio quebrado

Detalhamento de pintura em mau estado

Necessita de uma bela limpeza!

Não passa de restos de uma old school!
Para não perder o hábito da reconstrução de uma old school de qualidade, coloco aqui as fotos do "antes" para poder comparar com o depois. Encontrei este quadro em uma bicicletaria, rejeitado pq o pivô de freio estaria quebrado, como aparece em uma das fotos. Fiz uma proposta que foi aceita, então levei este pobre coitadinho para meu estoque pessoal de peças. Na última sexta feira acabei vendendo a GT vermelha, aquela que havia colocado no uso do supermercado, correio e passeios. Um amigo viu a bike e se deslumbrou, perguntou se era possível colocar uma cadeirinha de bebê... coloquei e ele ficou com a bike. A filhota adorou, e ele também. Com os pilas da venda, tenho novamente recursos para investir em mais um projeto de reconstrução. Minha esposa pareceu interessada na bicicleta, mas só acredito na hora em que isto realmente ocorrer. A GT das fotos é de tamanho 15,5" de centro a centro, como eram medidas na época, pequena... pequena, mas não desmerecida de atenção. Afinal de contas, o cordão de solda é perfeito, como pode ser visto na última foto. 
Então nesta terça resolvi levar ela para um jato de areia, depois será pintada de preto brilhante, naturalmente em epóxi. A solução do pivõ já resolvi antes, da mesma forma em que resolvia os pivôs gastos... faço um postiço removível, e fica novo. Ainda não decidi nada com relação a peças, talvez tenha peças novas, talvez usadas em excelentes condições. Não criarei espectativas com relação a isto. O garfo ainda não sei qual usarei, mas será com certeza um garfo de excelente qualidade, de Cr-Mo, é claro! É uma pena que levem tanto tempo para entregar o material da pintura, afinal de contas, fico ansioso esperando, e os amigos que acompanham, também. Espero que por baixo desta velha tinta enrugada esteja um frame esperando por libertação! ;)

Roberto Furtado

2 comentários:

  1. Tenho que parabenizá-lo. Acompanho seu blog diariamente desde que foi postado no site do Pedal.com, e acho seu trabalho de restauração muito bom mesmo. Vendo esse quadro desse tamaninho, e imaginando eu com meus meros 1,65m, te pergunto, talvez indiscretamente, quanto vc pagou por ele? Particularmente, sou interessado em reformas. Gosto de dar o ar pessoal na bike, na montagem e manutenção dela. Se possível, vai junto meu e-mail, poderia me responder, junto também há detalhes como direção e medidas, se consegue mais quadros old nesse tamanho? (raridade). Mais uma vez, parabéns pelo bom trabalho, pelo saldosismo de um verdadadeiro amante das bikes.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Daniel!
    Inicialmente agradeço o contato e o elogio.
    A reforma de bicicletas é um desafio que faço com prazer, e acabei criando a necessidade de existirem estas reconstruções, justamente para virarem postagens.
    Normalmente vendo as bikes prontas, pois o valor retorna ao caixa para financiar o próximo projeto.
    A idéia era chegar até o final, montadinha, com peças... mas entendo perfeitamente que a maioria dos bikers prefere montar ao seu gosto. A questão é que se eu parar na restauração do quadro, fico sem a postagem que necessito... e hoje tem sido meio difícil de encontrar quadros para realizar esta tarefa. Geralmente estão muito ruins, ou estão caros demais para que eu possa fazer este processo... após a montagem, totalizam valores que não conseguiria repassar. Deves compreender bem isto.
    Vou pensar no assunto, se teria alguma possibilidade de parar na pintura desta vez. Não quero te deixar esperançoso, mas prometo pensar para ajudar um amigo.
    Obrigado mais uma vez por tudo.
    Um abraço

    Roberto Furtado

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho