sábado, 30 de julho de 2011

Link da GT Corrado... desmontagem e avaliação dos componentes


Estou fazendo um upgrade na GT Corrado, milha velha guerreira. Depois do meu tombo em Abril, resolvi fazer uma renovação de peças e configuração, e desta forma dar o ar de bike nova. Tirar aquela idéia que ficou meio ligada ao tombo, embora não tenha qualquer relação funcional entre as peças que ela possuisse e minha queda. A queda foi uma ocorrência fruto de um descuido, talvez azar, nada mais. Estou reenergizando a bicicleta pq ela é minha favorita. Estou trocando completamente a configuração da magrela, alterando rodas, tipo de pneu, freios, trocadores, guidão, avanço (mesa), cambio traseiro e dianteiro, etc. Enquanto desmonto e altero tudo, ou quase tudo, avalio o estado das peças em relação ao uso dado até agora. Notavelmente ela se encontra em excelente estado de conservação para os desgastes. Para a queda, foi uma surpresa para mim que ela esteja tão alinhada. Felizmente ela voltará a me trazer a felicidade sem igual, em toda sua discrição de bike preta e delgada, como também será novamente a bike voadora dos meus sonhos. Afinal, em todo ciclista há uma bike ideal. Aonde? Diria eu que no coração... e se o coração acredita, afina, valoriza, então você consegue muito mais com o mesmo equipo. O link da foto é original da corrente KMC Z72s, usado nesta bike com relação de 24 velocidades. Deixo sempre de usar as duas engrenagens do extremo cruzado, ou seja, para a coroa maior do pedevela, uso sempre com as 6 engrenagens de fora. A coroa do meio, me permito aplicar com todas do cassete, exceto se for realizar subida em pé ou elevação de carga sobre os pedais. Já a coroa pequena, normalmente uso as 5 engrenagens de dentro, pois a 6º engrenagem acho muito parecida com a primeira opção para a relação do meio. Isto é importante em termos de avaliação, você protege o material, garante uma longevidade e ganha confiança. Já vi ciclista arrebentar corrente com 800 km. Cruzam tanto, em carga, que acabam com a resistência lateral da corrente. Sobre a GT Corrado, aguarde... esta semana faço fotos da bendita em sua nova configuração. 

Roberto Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho