quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Freios de speed nunca caem de moda...


Em 1995, comprei freios de speed da shimano... modelo 105. Naquele tempo os acabamento não eram como os de hoje. Tenho uma convicção sobre esta era passada que os conceitos eram diferentes, embora competitivos como são os de hoje. Aqueles freios, não tenho mais... foram junto com a TREK 2000 que tinha naquele tempo. Vendi por volta de 2001, não lembro mais. Eles eram quase iguais a estes, todo sistema é quase igual. Do ajuste da tensão da mola entre os lado, ao sistema de puxada. E se me lembro bem, as sapatas não eram ajustáveis como as que aparecem aqui... se o garfo ou quadro fosse torto, ia pegar atravessado no aro. Felizmente se corrigiu isto nestes Sora. De restante, iguais... tão macios quanto, lembro bem, pois no dia em que comprei os shimano 105, a noite me deitei na cama e fiquei apertando e soltado a os freios para ver a mola. Pasmo, pois antes usava algo muito inferior, talvez um Dia Compe mais antigo. De lá pra cá, quase não mudaram... aliás, naquele tempo também havia os fora de série, de marcas estranhas com acabamento anodizado. Hoje, já não lembro, devido aos quase 20 anos de trajetória...
Este sistema de freio não sai de moda mesmo! Até as bikes mais tecnológicas continuam usando este sistema. Há tão pouco para mudar em algo que esta muito bom, que tal continua funcionando. Agora, aos poucos, surgem road bikes com freio a disco, também com cantilever. Speed com freio a disco é algo que me causa surpresa, sempre... para que? De que adianta um freio tão poderoso se o pneu arrasta... Freios de speed não caem de moda. O motivo? Evidente... são uma perfeição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho