sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Túnel na BR-101... Crítica do Ciclísta



Na BR-101, quando passava neste túnel que me levaria ao acesso de Balneário Camboriu, reparei na existência desta placa. Fiquei meio confuso com relação a isto, pois já teria escutado de alguns colegas que transitar na BR-101 de bicicleta seria proibido. Acho que fica meio óbvio que não é verdade, e que talvez seja apenas prudente não pegar um rodovia onde é permitido rodar a 100 km/h, e neste caso potencializada a possibilidade de acidentes. Contudo, não foi com isto que fiquei chocado, mas sim com a o espaço para ciclistas e pedestres dividirem. É meio apertado... se um ciclista vier contra um pedestre, será necessário parar para passar. Hoje, deveria ser muito mais avaliada a questãoda bicicleta, especialmente em um Estado que parece usar muito mais este meio de transporte que só favorece a economia do país.
Com este post, inicio o espaço crítica do ciclista, onde um puxão de orelha é apenas construtivo.
Roberto Furtado

2 comentários:

  1. Mas o pior mesmo é aquele tunel da BR 101, se não me engano em Osório... não é permitido o trânsito de bicicletas nem na área reservada aos pedestres. E pasmem, não há nenhuma placa indicando uma outra rota alternativa..

    ResponderExcluir
  2. Aquela placa poucos respeitam: eu e muitos outros ciclistas e "bicicleteiros em geral" andam pelo acostamento do túnel, sendo que este é bem largo e não oferece risco, já que o trecho do túnel é bem largo e nenhuma pessoa (pelo menos nas vezes que eu passo por ali) se atreveu a andar pelo acostamento no túnel, salvo excessões dos carros da concessionária de pedágio e os carros da PRF. O espaço destinado a pedestres e cilistas realmente é pequeno para os dois mas pouca gente passa por ali a pé, no máximo só quem vem sentido contrario pelo túnel e de bike ainda.

    Abs
    Kiko Molinari

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho