quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A reconstrução da caloi Arco Duplo...

Tem sido habitual! Na Adventure estão acontecendo processos da reconstrução de bicicletas. Nos últimos tempos tenho passado lá para ver o antes e depois, pois desta forma valorizo esta prática que acho importante e divertida. Divertida pq dá gosto em andar uma bicicleta que foi salva, e importante pq reciclar e manter parte da história é cultivar valores que hoje estão escassos. A bicicleta em questão não ficou como eu esperava. Por, baixo da antiga tinta havia muita ferrugem, e quando o jato de granalha atingiu a superfície dos tubos, o resultado não foi muito positivo. 

Obviamente o jato não foi o responsável, apenas denunciou um agente silencioso  e que conspira contra as bicicletas de aço, de cromoly e até as bikes de alumínio. A redução do material por oxidação é processo inevitável quando houver tempo, umidade e as vezes alguma falha no processo de construção de bicicletas. As vezes a pintura utilizada pelo fabricante não era de boa qualidade, ou o material já foi pintado apresentando sinais de início de oxidação. Muito difícil precisar e lamentar agora, mas os amantes de revitalização de bicicletas sempre tendem a lamentar. 

 Acredito que não houve falha neste projeto. Seria preciso investir muito para que este processo fosse plenamente satisfatório. Certamente que este projeto para um cliente não dispunha de recursos para isto, e por outro lado se sabe o objetivo foi cumprido! A bicicleta foi revitalizada em relação ao estado anterior. Se ela apresentou problemas de acabamento superficial se deve ao fato de ter sido talvez abandonada por um período, talvez mal projetada, como dito antes. Fácil precisar o agente causador, difícil apontar o que facilitou este processo. De qualquer forma, acredito que o proprietário esteja satisfeito, pois ele mesmo era conhecedor do estado do material que possuia. Se tratando de uma bicicleta de história de família, sabemos que existem outros motivos que não somente estéticos para que esta antiga guerreira voltasse a vida. Aqui segue o link antes do processo iniciar. Assim temos o antes e o depois para comparar. 

Roberto Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho