terça-feira, 9 de março de 2010

Audax 200 km 07.03.2010 (branco e preto)

Bom, inicio o tópico justificando o que chamará mais atenção. Desta forma consigo descrever as dificuldades de fotografar os amigos. No dia da prova, eu, Ninki e outros colegas brincávamos a respeito de eu ser um tremendo azarado para o dia perfeito da fotografia, aquele que o céu é azul, com fim de tarde amarelado... aquele dia perfeito, onde as cores ficam no lugar certo, quantidade de luz correta, etc. Nem tudo é como queremos, e por outro lado acho que o clima foi espetacular para quem pedalou, penso assim. Aproveitando que houve uma serração em parte das fotos realizadas pela manhã, e céu cinzento, aumentei o efeito retirando as cores das fotos. Buscando o efeito que normalmente não se conhece em fotos de estrada, e o resultado foi bonito. As fotos originais já estão em poder da Ninki, e ela fará uma triagem, e avaliação. Algumas fotos comprometem alguns ciclistas, pois os mesmos estão de certa forma infringindo um importante critério de segurança, trafegando lado a lado de outro companheiro, a esquerda da linha branca. Se me fiz entender bem, o fotógrafo esta ali para eternizar o momento especial, mas não tem como manipular a foto para que esta prova se confirme quanto ao ato imprudente e incoerente. Lamenta-se que as estradas brasileiras sejam tão precárias, e não há como fazer a prova de outra forma... a não ser que esta não seja realizada. Ou faz-se a prova evitando certos trechos do acostamento, ou não há como torná-la viável. Entendemos todos... ciclistas, organizadores, e voluntários. Fiquei muito feliz de presenciar a prova, e de ver a superação de alguns colegas. Confesso que estaria mais feliz pedalando, mas não esqueço que para que a prova seja viável, necessária é a presença de voluntários... muitos!
Retornando ao assunto das fotos originais, estas terão o colorido mantido, fiz desta forma aqui no "bikes do andarilho" pq desejei algo mais artístico, se é que os amigos me permitem a escolha. Optei por algumas fotos para demonstrar o carinho e a não preferência por este ou aquele ciclista, valorizando de verdade o momento fotográfico e as "curiosidades" do evento. Espero que o evento tenha sido satisfatório a todos... e da mesma forma, espero que as fotos que ainda serão publicadas atendam a espectativa. Ao meu ver, tirando a luz que não era ideal, tivemos momentos incríveis que descrevem o espírito Audax.
Com relação a um problema gastro intestinal que tive na segunda feira pela manhã, atribui ao pastel de carne que comi posto de conveniência do PC3, se mais alguém teve esta dúvida, reforço que me alimentei somente ali, neste dia. A transparência me deu força para tornar o fato do conhecimento de todos... afinal, estamos em casa. rsrsrsrs Poucos diriam ou escreveriam isto, é verdade!
Logo depois da Ponte móvel

Muita névoa no início da manhã


Pablo e Anderson de Tandem

Peter em sua single speed!!!

Srº Raul em sua reclinada

Antes do PC 2

Subida antes do PC 2

Regresso

Premiação

Um grande abraço e parabéns a todos.

Roberto Furtado

sábado, 6 de março de 2010

As Meninas do Audax

Estava conferindo a lista de inscritos e me deparei com um fato curioso. Contei na lista 11 (onze) mulheres inscritas. Sim, é um número notável... não lembro de ter visto a participação de tantas meninas em Audax. Acho isto muito legal, principalmente para quebrar os "achismos"! Muita pessoas acham que por ser um desafio difícil e longo, que isto seria um esporte masculino. Isto seria machismo... não sou machista e não apoio o pensamento, tampouco feminista, sou um pregador dos direitos exatamente iguais. Já tive a oportunidade de pedalar com algumas destas participantes em outras provas e afirmo que muitas delas deixam muitos barbados para trás, me incluindo nesta estatítica. Gostaria de dizer que a garotas são muito bem vindas, e que faço gosto desta participação... é necessária. Bom mesmo é se estas fossem em número próximo ao de rapazes. Quem sabe um dia?!?! Talvez...
PS: aproveitando o último contato antes da prova. Cuidem uns dos outros! Prestem atenção nos veículos e no pavimento.
Um abraço
Roberto Furtado

sexta-feira, 5 de março de 2010

Domingo de Audax 200 km 07.03.2010

O dia "D" se aproxima... contagem regressiva para a prova de 200 km vai iniciar o calendário audax para muitos ciclistas. Muitos inscritos, e outros tantos aguardando os últimos momentos. Acho que alguns pensam que o tempo pode mudar até lá, então deixam para confirmar a inscrição nos últimos instantes. Pode ser uma hipótese, mas seja qual for a resposta, tenho certeza que o desejo é o mesmo em todos os participantes. O momento é de muita ansiedade e a espera parece não ter fim. Acredito que o tempo seja favorável neste final de semana, não será quente como temíamos. Tenho certeza de que será uma grande prova. Vejos os amigos no sábado a tarde, e no domingo.
Não esqueçam dos itens indispensáveis!!!
Uma excelente prova a todos
Foto: Raul Grossi
Texto e edição de foto: Roberto Furtado

quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma nova febre, um novo produto? Roda 29?


Já tem algum tempo que venho acompanhando a febre e deslumbramentos com as ditas rodas 29 (29er). No início realmente achei que se tratava de algo novo, e como acredito muito no diâmetro maior das rodas para aumento de desempenho da bike, logo fui com a "cara" da novidade. Pesquisando, me deparei com algumas informações que acreditei estarem equivocadas, mas fui em frente para ver até onde as informações iam se colidir e quem sabe confrontar-se. A questão toda é que resolveram criar uma bike MTB com medidas de aro já existentes. A novidade 29 er é uma versão do existente aro 700, com novidades em pneus maiores. Alguém escreveu na net, não lembro onde, dizendo que o ciclocross teria sumido por vez. E fiquei pensando que esta modalidade esta, na verdade, se transformando. Já vi até o tal sistema 29 er montado em bicicletas de garfo rígido... agora me perdoem se eu estiver errado, mas aro 29, com pneu off road, e garfo rígido, se isto não for um resquício do ciclocross, então não sei mais nada. É jogada mundial para superar um momento de crise, lançar um novo produto para que este desperte o interesse dos adormecidos e confortados ciclistas consumistas. Não estou dizendo que é ruim, tampouco que é tudo de bom ou apenas econômico. Estou afirmando que isto é a evolução das bikes e que talvez nem seja tão inovador como se vende. Aquilo que a 40 anos atrás (no mínimo) era chamado de ciclocross, foi alterado para algumas formas e modalidades de mtb, e agora recebe uma pitada de algo que traz mais ainda o passado. Fico na dúvida se um pneu não serve no lugar do outro, receio que sim... as medidas foram feitas de forma diferente, justamente para ocultar algo, assim como aro 650, que muito se parece com 26. Agora, 29 er com aparência de 700... e se for assim, logo logo poderemos usar rodas de bikes road em bikes de mtb. No fim tudo se aproxima, quase igual, quase mesma função... mesma diversão!
Roberto Furtado

terça-feira, 2 de março de 2010

PEDAL NOS CÂNIONS

Colegas, convido para mais uma ciclo-aventura.
Os bikers irão embarcados até a cidade de Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra. Lá, após o desembarque, começará o pedal em estrada de chão batido até o Parque Nacional Aparados da Serra (em torno de 18 Km), com vista deslumbrante do Itaimbézinho (Cânion com 5,8 Km) - paisagens de tirar o fôlego - paredões com quase 1 Km de profundidade. Neste parque se faz duas trilhas, uma delas de bicicleta, é show. Depois os bikers descerão a “Estrada do Purgatório” até o município catarinense de Praia Grande, a cidade dos Cânions.
Quando: 13 de março (sábado)
Horário de saída: 5:30h
Local de Saída: Posto e Garagem Firenze, na Santana quase esq. Jerônimo de Ornellas. (estacionamento a R$ 10,00 para quem for de carro)Distância aproximada: 45 Km (chão batido).
Valor: R$ 97,00
O que está incluso: transporte, lanche, água e frutas, ingresso no parque.
Nível de dificuldade: intermediário (requer um mínimo de preparo físico do ciclista). Haverá algumas coxilhas (sobe e desce) e uma grande descida na 2ª parte do pedal (Estrada do Purgatório). O passeio será monitorado por rádio, com acompanhamento de bikers experientes. Leve sua bike revisada, principalmente freios.Indispensável o uso de capacete e luvas. Não deixe para fazer sua reserva na última hora, pois as vagas são limitadas. Reservas ou dúvidas com João Leite: 9942-6442 ou leite.jo@gmail.com

Mensagem recebida e copiada.
Roberto Furtado

segunda-feira, 1 de março de 2010

Últimas fotos da GT Idrive Marathon Elite








Bom, explico e justifico o título deste post... depois de muito procurar e esperar, consegui o quadro que muito queria. Comprei de um amigo do forum pedal, um quadro GT LTS 4000, quadro full suspension inteiramente fabricado em Cr-Mo. Sim, existe... O quadro GT LTS 4000 é do ano de 1998, não é um quadro moderno, mas alguns conhecem meu interesse pelo Cr-Mo e minha vida. Sou um entusiasta do material, e já não importam os motivos pelos quais este perdeu mercado. Importa é que para todo lunático exista uma lua, e creio que tenha achado a minha.
Gosto de bicicletas full, embora nunca tenha dado motivo real para ter este tipo e bicicleta, acreditando que a preferência do ciclista justifica seu sonho... e nada mais. Alias, discutir motivos e preferências num Brazilzão destes é estranho, incoerente, e injusto. Se até os políticos fazem o que bem entendem com o "guidão" do país, não haverá de ser meu uso para full suspensions que será uma afronta a lógica. Desta forma, com quadro "velho" novo, me sobra a bicicleta das fotos acima. Sim, esta GT Idrive perde seu uso para mim... e verdade que não a usei muito, talvez não tenha 700 km, rodados em alfalto. Sim, rodei somente em asfalto, fiz passeios urbanos. Vou vender a GT Idrive inteira ou somente o quadro, não me preocupa a forma, pois se o futuro proprietário quiser somente o quadro, já fico com as peças para colocar na LTS. Fiz as fotos pq achei que seria uma última oportunidade de acrescentar... uma bela bike, um belo projeto... infelizmente, raro no Brasil.
Roberto Furtado