domingo, 9 de novembro de 2008

Bikes Híbridas legítimas

Na lacuna que se localiza exatamente entre bikes SPEED e MTB, há uma alternativa que reune qualidades das duas bikes. As bikes híbridas conseguem em sua configuração, um excelente desempenho sobre o asfalto e boas condições rodagem no chão batido. No asfalto, bikes speed levam vantagem brutal sobre as mtb, porém é praticamente impossível pedalar em estradas de chão batido com bikes do tipo speed. Eis que se adaptam muito bem as híbridas... e que fique claro que uma bike híbrida a que me refiro utiliza rodado 700 com pneus de maior largura e menor calibragem que as tradicionais speed. A busca por uma bike ideal tem trazido muitos ciclistas amadores para este tipo de configuração, bikes cujos pneus tem medida em 700 x 35 ou maiores (700 x 38; 700 x 42, dentre outras medidas). De forma geral, pneus de híbridas tem um desenho especial, nunca sendo lisos. Dias atrás vi uma bike com guidão reto e pneus 700 x 25, e o proprietário dizia ser uma hibrida. Na verdade, existem versões de speed com guiadores retos. Para ser uma hibrida, acredito que a bike deva possuir muito conforto, e este só a bike de aro 700 com medida largura acima de 30 pode oferecer. Uma calibragem dos pneus com menos de 80 PSI se traduz num pneu mais confortável que absorve as pequenas deformidades do solo. Já bikes com mais de 100 PSI são duras, principalmente modelos construídos em alumínio e com garfo rígido (quase a totalidade). As bikes nomeadas por hibridas tem sido inseridas no mercado com particularidades de acordo com o fabricante, mas todas elas possuem guidãos mais altos que o selim, e aros 700 com medidas largas e calibragem menor que 90 PSI. O fato é que a bike híbrida veio para preencher um vazio no ciclismo e suas relacionadas práticas, bike de excelente desempenho, grande conforto e sensação singular de agilidade com este conforto. Abaixo um modelo da Trek com perfil de bike Híbrida, uma Urban bike da marca.


Trek Allant preta híbrida, visão lateral A Trek Allant usa pneus 700 x 35C

O modelo acima ainda traz de série, bagageiro e paralamas que são acessórios indispensáveis a quem anda por toda cidade, eventualmente sobre piso molhado e com bagagem. Acessórios que dão charme e denunciam o estilo híbrido.

Abaixo, outra grande marca com um de seus modelos de confort bike, semelhante a proposta anterior com particularidades da marca, tal como o tradicional triplo triângulo no quadro.


GT Nomad preta híbrida, visão lateral
GT Nomad, muito conforto com pneus 700 x 38C

É importante salientar que estas bicicletas híbridas podem ser usadas diariamente na cidade, ou em passeios de estrada, pois a proposta é justamente oferecer uma bicicleta para uso prolongado e frequente.

Roberto Furtado

3 comentários:

  1. Não acho para comprar um pneu pra minha bike Trek 700X38. alguem pode me dar uma dica. Ja fui em 3 lugares em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana,
    comprei hoje um pneu 700x38 na Decathlon do Morumbi. marca Kenda. Me pareceu um bom pneu.

    abs
    Dado

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe se a nomad 2011 aceita freios a disco? Acho um charme!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho