quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Shimano Nexus

Grupo Shimano Nexus, cubo com treoca de marchas interno
Imagem: Shimano
Já faz algum tempo que venho acompanhando algumas inovações conceituais da shimano. Três delas são do grupo shimano nexus. O shimano nexus traz um conceito de troca de marchas dentro do próprio cubo traseiro... 8 marchas internas. Aparência muito mais limpa, relação de marchas protegidas contra poeiras, que resulta em maior durabilidade. Também neste mesmo cubo traseiro, uma opção de freio a disco, sistema compacto e condizente com a aparência clean de uma bike de tubos delgados de Cr-Mo. Sonhar é preciso! rsrsrsrs
A terceira qualidade do shimano nexus é a opção de cubo dínamo na roda dianteira. Pedalar e pedalar, sem nunca pensar em pilhas para o farol e para o pisca traseiro.
Infelizmente este brinquedinho não esta disponível para nós... mas quem sabe um dia. Talvez depois desta crise. Enquanto isto vou pensando na bike de Cr-Mo como acessórios a escolher, sem impedimento e indisponibilidade.

4 comentários:

  1. Olá
    Pretendo instalar o Shimano Nexus 8 na minha Dahon Speed - TR dobrável ). Minha dúvida é se a marcha mais leve, seria tão leve quanto um câmbio com a relação 11/32. O que vc acha ? Quanto ao cubo dianteiro com dinammo, a minha Dahon tem e é ótimo. Ficou ainda melhor, porque eu coloquei um "Recharge", que armazena a energia produzida durante o dia pelo dinamo, e depois eu posso carregar um celular, GPS, etc. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dorival!
    Não tenho absoluta certeza de que a marcha mais leve seja mais reduzida que uma relação de 32 dentes, mas creio que sim... de equivalente para mais leve. Cabe lembrar que a Dahon tem aro 20, e que normalmente o pedevela dela é de 50-54 dentes. Podes variar esta condição também... Pq o nexus deve ser mais longo que os 11 dentes do cassete. Confesso que não sou conhecedor em profundidade deste sistema, embora muito me cause interesse. Sobre o cubo dínamo... perfeito! Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Instalei o Shimano Nexus na minha Dahon e ficou incrível. É claro que são somente 8 marchas, portanto existe um intervalo maior entre as mesmas, mas para meu objetivo que é montar uma bike para cicloturismo, principalmente asfalto, está perfeito. Posso dobrar a bike e colocar no mala bike e não fica câmbio aparecendo que possa ser danificado, etc. Espero que logo apareça o Nexus 11, 14, etc. Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Instalei o Shimano Nexus na minha Dahon e ficou incrível. É claro que são somente 8 marchas, portanto existe um intervalo maior entre as mesmas, mas para meu objetivo que é montar uma bike para cicloturismo, principalmente asfalto, está perfeito. Posso dobrar a bike e colocar no mala bike e não fica câmbio aparecendo que possa ser danificado, etc. Espero que logo apareça o Nexus 11, 14, etc. Um abração.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho