domingo, 1 de novembro de 2015

Longtail de nossos sonhos...

Yuba Mundo, na Interbike 2015. Foto: Roberto Furtado / Revista Bicicleta
           A realidade brasileira é a face do pesadelo ciclístico sob muitas perspectivas. Nós, aqui, brasileiros, sonhamos com modelos que circulam livremente em cidades da Europa e América do Norte. Uma Yuba Mundo, umas das melhores bicicletas do mundo da categoria longtail é um sonho ao alcance da mão para um cidadão americano. O alto valor de uma bela Yuba Mundo é quase irrisório para um ciclista americano... e quando ele assume as vias de um país de primeiro mundo, mais uma vez se sente reforçado a utilizar esta máquina maravilhosa. Meus colegas, amigos, e conhecidos acharam engraçado quando eu disse que escreveria uma postagem com o seguinte título: "Pedalei em Los Angeles e não tentaram me matar!" 
              Quando eu disse isto estava querendo destacar que a sensação de pedalar pela grande Los Angeles é a própria sensação de liberdade, oriunda da segurança que não é um engano. Ela existe mesmo... e se acontecem acidentes com ciclistas em Los Angeles ou outra cidade americana? Claro... evidente que sim, mas não como em Porto Alegre, não como no Brasil. Em Los Angeles, ciclistas são pessoas... em Porto Alegre, ciclistas são menos que bens materiais aos olhos de motoristas. E isto não é uma característica de motoristas, isto é do cidadão brasileiro mesmo! Enquanto 90% das pessoas que andam pelas vias, tendo habilitação ou não, desconhecerem suas obrigações como cidadãos perante do CTB, bem como o verdadeiro sentido de "bom senso", estaremos perdidos por mais algumas décadas. E se longtail é realidade em algum lugar longe daqui, aqui ela representa esperança de uma mobilidade tão distante, tão conto de fadas para os ciclistas. E eu vou dizer... temos, inclusive ciclistas que precisam muito aprender. Agora, fato que qualquer um que for ler este meu depoimento, pensará que estou sendo relapso pq acho que os ciclistas mudar também. Só que isto não vale para um país onde a bicicleta é respeitada... ciclista que passa o sinal fechado em Los Angeles é parado pela polícia. Aqui... nem assaltante é parado, imagina então se motorista ou ciclista serão advertidos. Sonho meu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho