terça-feira, 15 de março de 2016

Sports Life Xperience 2016 - 1º edição














A vista do alto do Ferrabraz atrai inúmeros turistas. Fotos: Roberto Furtado
         Neste último domingo, dia 13 de março, aconteceu em Sapiranga, no Morro Ferrabraz, o Sports Life Xperience 2016. O evento que reuniu cerca de 500 participantes entre as modalidades esportivas de mountain bike, run e fly, trouxe a sede da Associação Gaúcha de Voo Livre, famílias e muitos amigos que curtiram o dia e as paisagens. Um dia perfeito para admirar a vista, tomar um chimarrão, conhecer os caminhos rurais com arroios límpidos e até cachoeiras. O clima ajudou, a pausa de São Pedro veio na hora certa e todas as três modalidades foram praticadas com êxito. Se observava a galera no topo do morro, preparando-se para voar, enquanto as bikes rasgavam os cenários de trilhas, rios, estradas de chão batido, em trajetos de 45, 35 e 15 km. A galera da corrida também fez  forte presença em dois percursos, um com 6 km, outro com 15 km. Nas três modalidade esportivas, atletas levaram sementes de Palmiteiro (Euterpe edulis), jogando-as em vários pontos da mata. A sementes foram doadas pela ANAMA, de Osório. As árvores plantadas e que simbolizaram o evento, foram doadas pelo Viveiro Scheid. Outras ações são realizadas em outras oportunidades. Por vezes, um grupo atletas que utiliza o morro, realiza um mutirão para coletar lixo deixado por visitantes e até por moradores da região. De maneira geral, são sacos plásticos, garrafas pets e latinhas de bebidas, material que não se decompõe e que se acumula, gerando poluição, inclusive no visual. Uma vez que estejamos falando de um lugar tão belo... cabe mais cuidado por parte de todos.
Sapiranga também é sede da Federação Gaúcha de Ciclismo. Com pista conhecida nacionalmente na modalidade de downhill e, cerca de 6 eventos por ano, o Ferrabraz constrói sua história. Inclusive haverá o brasileiro de downhill, etapa única de 2016 nesta cidade, um evento muito esperado e que trará mais uma vez muitos turistas. Uma pista de XC também foi construída recentemente; e provas de XCM são realizadas com alguma frequência, justamente aproveitando os cenários e condições locais. Imagine a importância deste local para o esporte.

O que reserva o futuro?    

      Um momento importante para debater e questionar as mudanças em áreas verdes de grande riquezas naturais... O morro Ferrabraz precisa de atenção para o que esta acontecendo. A Eletrosul quer construir torres de energia que cortarão o cenário do morro. Há muita polêmica sobre os problemas ambientais, também para os possíveis prejuízos a comunidade local que depende da terra para produzir sustento. No jornal NH é possível ler um pouco mais, com depoimentos e entender parte deste problema, por isto estamos passando o link da matéria do NH. Pensando neste problemas, uma galera da bike de Sapiranga, um grupo que pedala nas terças, quintas e sábados (Pedal de Sábado) pela cidade e pelos caminhos rurais, juntamente com o "grupo de corridas de sexta" e a AGVL (Associação Gaúcha de Voo Livre), promoveram uma grande iniciativa. A ideia era gerar este dia de entretenimento no local que é um dos mais belos do Brasil, para que desta forma estivesse ao alcance do público não apenas a oportunidade viver um dia junto da família, mas também conhecer este problema mais de perto.

O projeto

         A ideia de gerar um evento com causa ambiental partiu da iniciativa do atleta, Marcelo Ferreira, de apelido Pélio, que frequenta o morro Ferrabraz há 25 anos. "Queria que as pessoas pensassem no que estamos perdendo, perdendo em ritmo acelerado. O desmatamento e os loteamentos em torno e no Ferrabraz estão mudando o cenário. As correntes de ar não são mais as mesmas na pista de pouso do voo livre. Receio que nossos filhos e netos não consigam conhecer o lugar que um dia conheci!A ideia era justamente juntar a causa ambiental com os esportes praticados no Ferrabraz. A Long Life Racks e a Ortopé apoiaram o evento e, muita gente legal se doou para que pudéssemos realizar este momento importante no Ferrabraz."
Para Ferreira, este lugar é um ponto sagrado onde as pessoas podem desfrutar de uma vida diferente durante a pausa de trabalho. Pertinho dos grandes centros, o Ferrabraz torna-se um importante ponto de turismo ambiental. O próximo Sports Life Xperience ainda não tem data e local 100% definidos, mas há fortes indícios para o mês de dezembro de 2016, e assim possivelmente acontecerá uma segunda edição de sucesso.

Coleção de imagens produzidas pelo Bikes do Andarilho.com

Texto e fotos: Roberto Furtado / Revista Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho