segunda-feira, 12 de abril de 2010

7ª Volta Ciclística Internacional de Gravataí


14 de abril de 2010
- 1ª Etapa: Prova de estrada de Gravataí a Torres = 180 km
15 de abril de 2010
- 2ª Etapa: Prova de estrada de Torres a Cambará do Sul = 140 km
16 de abril de 2010
- 3ª Etapa: Prova de estrada de Cambará a Canela = 160 km
17 de abril de 2010
- 4ª Etapa: Prova de estrada de Canela a Gravataí = 110 km
18 de abril de 2010
- 5ª Etapa: Prova de estrada de Gravataí – Taquara – Rolante – Santo Antônio – Glorinha – Gravataí = 150 km
Acompanhando o site da FGC fiquei sabendo da prova que ocorrerá nestes próximos dias e que tem a maior importância não só no ranking brasileiro como também para seletiva para os atletas que participarão na Olimpiada de 2012.
Me chama a atenção é a quantidade de km percorridos em 5 etapas, cada etapa no dia seguinte, o que impede do atleta descansar. Não entendo o ciclismo neste porte e nível, pois minha ligação não é com provas válidas para ranking nacional e internacional. Embora tenha participado humildemente desta forma no passado. Espero que os participantes consigam realizar a prova sem lesões nestes 740 km. Não acho que seja difícil percorrer esta distância em 5 dias, acho que percorrer esta distãncia abaixo de "pau" é que é difícil. No entanto, entendo que estes ciclistas estarão preparados e que se sujeitarão a este tipo de evento. Sei que muits esperam por esta prova meses a fio...
Boa sorte a todos.
Roberto Furtado

domingo, 11 de abril de 2010

GT Rave - Ressurreição da velocidade 1

Já tem muito tempo que tentava remontar esta speed. Comprei ela nem me lembro quando, mas acredito que a uns 2 anos atrás. Entrei no mercado livre, e no anúncio informava o valor que na época pareceu bastante atraente. Tentei ampliar as péssimas fotos postadas pelo vendedor, e consegui ler o modelo da bicicleta. Vi que se tratava de uma Rave, e que estas eram fabricadas em Cr-Mo. Tive receio do quadro ser grande para mim, e de certa forma seria... especialmente nos atuais conceitos, onde as bikes de tamanho 18" parecem nanicas (apenas citando um tamanho). Mudaram a forma de medir, mudaram as geometrias, e nada é mais como na década de 90, onde acredito ter me encaixado. Fico sendo aquele um "homem fora do seu tempo", mas não me importo, pois sei exatamente do que gosto. Gosto destas magrelas... as magrelas fabricadas em Cr-Mo. Chegando em Canoas, encontrei o endereço do vendedor, pertinho da Universidade. Lá estava ela... praticamente doente, morta! Havia fita no guidão, mas não fazia diferença nenhuma, pois "maltrapilha" estava a dita. Tudo que possuia cromado, estava morto... ferrugem, até pelos olhos da bike. O quadro se apresentava razoável, embora possuisse muitos piques sem tinta e já com ferrugem. O cara meio que se ofendeu quando disse que ela estaria dormindo no tempo... Barganhei mais um pouco, ele deu uma insistida, dizendo que ela só precisava de pneu. rsrssrsrs
Não era exagero meu não... mas a bichinha tava com a mesa de cromo descascada e enferrujada, as peças de aluminio eram foscas, e os cromados mesclados com ferrugem. No fim deu tudo certo, acertamos o valor, trouxe para casa e deixei guardada. Comecei a desmontar e fui vendo o que seria aproveitável. Arrumei um garfo de Cr-Mo da marca spinner, já com espiga aheaset longa, e mandei pintar. Coloquei na bike uma caixa de direção sem rosca, preta, discreta. Comecei a montar com o que tinha em casa. Receu mesa e um selim novo, canote... e o restante era usadinho bom, guardado com carinho em casa, justamente para uma bike destas. Levei no Tchaka, e ele com a maior boa vontade montou e ajustou, deu o devido merecimento para o novo brinquedo. Coloquei duas fitas de guidão, uma sobre a outra, pois uma só achei que ficou duro. Desta forma melhorou o conforto. Os pneus também usei maiores que os originais, de medida 700 x 28, deram mais conforto. Neste sábado a tarde, saí para encontrar o Raul e fazer um teste na bike. Gostei... é muito diferente do tenho hoje (uma GT Corrado e uma GT Transeo), mas a diferença é que torna o brinquedo mais divertido.

Foto: Raul Grossi
Texto: Roberto Furtado

sábado, 10 de abril de 2010

Garfo para 700C... sonho distante!



Tem sido apenas sonho de consumo... O garfo amortecido ou um garfo rígido em Cr-Mo para aros 700 c tem sido algo impossível de achar. Outro dia até achei, uma suspensão para aros 700, mas fiquei meio preocupado com a qualidade do brinquedo. Achei meio duvidoso, e se tratando de roda dianteira não dá pra brincar. A qualidade deve ser mínima no garfo dianteiro, seja amortecido ou rígido. A idéia de garfos amortecidos, como as opções que podem ser vistas acima, cujo o amortecimento fica acima da caixa de direção, é uma idéia um tanto quanto interessante. Imagino que este mesmo garfo possa se tornar rígido, se não possuir este recurso.Infelizmente nossos importadores e distribuidores do segmento ciclístico não acreditam no mercado. Talvez até tenha razão, pq com esta avalanche de bicicleta de supermercado não há como gerar uma cultura favorável a bicicleta. O trânsito conspira contra o ciclista, tem bicicleta descartável no supermercado, e dentre outros problemas, como lojistas que nem sequer amam o que vendem. Então fica difícil mesmo...
Roberto Furtado

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia Nacional do Aço - 09 de Abril

O emprego do Aço na atualidade é muito mais do que necessário, o aço é hoje vital ao homem. Sem este metal, possivelmente, jamais teria ocorrido a evolução. Muitas das ferramentas fabricadas em aço e suas ligas produzem a estabilidade que chega em nossas mesas, em nossas casas, viabilizam o trabalho distante de casa, dentre outras circuntâncias. Para mim a bicicleta se tornara a maior invenção do homem, pois é nesta e em suas diferentes formas e intenções que o homem se liberta de seus excessos... tornando sua existência compatível com o planeta. Grande amizades se formam pela bicicleta, e responsável é o material por esta possibilidade. O Aço nos permite a defesa, a manutenção e criação de objetos, a transmissão de dados e energias, bem como a construção de grandes obras da engenharia civil. Sem o Aço, não há vida... e a verdade é que até nosso organismo necessita de Ferro, principal material de composição do aço. O Aço é Fe + C, a combinação do ferro + carbono originou quimica e fisicamente, uma gama de possibilidades que talvez a maioria dos homens não compreenda sua importância. O aço pode possui elementos em sua composição, responsáveis por redução de atrito, elasticidade, durabilidade, dentre outras caracteristicas necessárias.
Uma vez escutei uma história sobre a lenda do Aço, contada por um falecido professor. Dizia ele que a lenda sugeria que um homem escravo havia caído no tanque de Fe líquido, e que este havia se misturado com o metal. Na verdade esta suposição lendária indica que o alto teor de carbono no corpo humano, teria acrescentado o a composição do Fe, e desta forma descobriu-se o Aço. Diz ser uma lenda, mas quem duvida disto? Seja como for, o aço foi descoberto e hoje temos maravilhosas bicicletas graças ao bom e velho Fe + C. Fica então a homenagem ao Aço, por este dia de reconhecimento.

Roberto Furtado

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Canote de Selim - medidas

Aproveitando uma citação sobre o problema de canote de selim, muitas vezes difíceis de encontrar, resolvi listar alguns. Os mais comuns são estes cujas bicicletas nacionais utilizam a medida, mas existem outros tantos. Se alguém quiser complementar a lista, sinta-se a vontade, farei a atualização considerando a informação. Também colocarei ao lado a informação sobre a dificuldade de encontrar nas lojas (basei-me no mercado de Porto Alegre). Considerei "fácil" para os canotes encontrados em 3 ou 4 lojas, moderado para os modelos encontrados em 2 lojas, difícil para os modelos encontrados em apenas 1 loja, e os indisponíveis.Não revelarei nome das lojas, pois isto seria oferecer vantagem para uma ou desvantagens para outras, lembrando que durante o ano as lojas podem sofrer variações de estoque, podendo ser impreciso nestas considerações. Também dterminei o comprimento mínimo de 300-350 mm, pois algumas versões são encontradas em medida inferior a esta estabelecida, aplicáveis exclusivamente em bikes speed, porém tornam-se tão restritos na aplicação que deixam de ser aplicados em algumas bicicletas.


- 22.2 mm = fácil
- 25.0 mm = indisponível
- 25.4 mm = fácil
- 25.6 mm = indisponível
- 25.8 mm = indisponível
- 26.0 mm = indisponível
- 26.2 mm = indisponível
- 26.4 mm = indisponível
- 26.6 mm = indisponível
- 26.8 mm = fácil
- 27.0 mm = indisponível
- 27.2 mm = moderado
- 27.4 mm = indisponível
- 28.6 mm = difícil
- 29.2 mm = indisponível
- 29.8 mm = indisponível
- 30.4 mm = indisponível
- 30.8 mm = indisponível
- 31.6 mm = difícil
- 31.8 mm = indisponível
- 34.9 mm = indisponível


Algumas destas medidas não são disponíveis nem no Brasil! Imagine aqui em Porto Alegre.

Roberto Furtado

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fleche Velócio 02.04.2010 - Algumas imagens






Minha participação nesta prova como voluntário foi bastante humilde... fiquei de acompanhar a equipe das fotos nos quilômetros finais. No dia 02 tarde de noite, liguei para o Carlos, um dos ciclistas da equipe Tour de Páscoa. Me coloquei a disposição para qualquer necessidade emergencial e combinei de ir de encontro aos colegas por bolta das 7:20 da manhã de sábado. Encontrei a equipe entre os dois pedágios da BR 290, precisamente entre o pedágio antes do acesso de charqueadas e o viaduto que segue em direção ao Porto Alegre. Lá estavam os "cavaleiros" do "Tour da Páscoa" cansados... mas nem tanto, pq para fechar o tempo eles deram um gás que me surpreendeu. Pow... depois de pedalar 360 km, os garotos ainda conseguiram fazer uma puxadinha. Não é fácil... e quem duvidar, que faça a prova. Praticamente 2 audax de 200 km, ao ritmo dos companheiros, que nem sempre é o ideal. Parabenizo pelo feito, e invejo pela oportunidade.
Fica meu abraço aos 13 participantes que concluiram e aos que quase conseguiram.
Veja mais em:
Sociedade Audax

Roberto Furtado