quinta-feira, 11 de março de 2010

O que temos pela frente?

Concluida a tarefa do Audax 200 km de 7 de Março, pensamos no próximo evento. Ainda serão definidos muitos dos detalhes da prova de 300 km, como Ninki me passou. Antes disto ela me disse que haveria um desafio... e fiquei entusiasmado com a notícia. Penso que uma prova de 120-150 seja um excelente treino ou avaliação para aqueles que farão a prova de 300 km. Estava lembrando dos 300 km que fiz no ano passado. Estava mais preparado fisicamente, mas sem a carga da experiência. Não adianta, cada prova é uma nova prova, e a úncia coisa que aprendemos com provas anteriores é administrar melhor o nosso corpo, nossa energia. Vou corrigir falhas do passado, e uma das minhas prioridades é beber mais líquido... acho que me hidratei pouco nos 300 km de 2009. Também pretendo melhorar meu tempo no percurso noturno, desta forma penso estar mais adiantado durante o dia, e não precisarei forçar tanto, reduzindo o desempenho no horário da tarde, que pode ser o pior. São tantas as considerações para as próximas provas, e as dúvidas existem. Será que vai? E o tempo vai ajudar? A bicicleta vai aguentar? Será que na semana que antecede a prova vou poder descansar um pouco? Logicamente muitas destas respostas o dia "D" é quem vai dar, mas refletir e formar uma estratégia defensiva de problemas, pode sim ajudar. Tomara...
Roberto Furtado

Um comentário:

  1. Oi Roberto,

    tudo legal contigo?
    no ano passado dei uma pesquisada no google sobre esse lance de treinar para provas de ciclismo de longa distância e encontrei um artigo legal sobre isso. o texto é de uma treinadora profissional americana e tem várias dicas - além de dizer que a distância do treino (para iniciantes) deve ser de dois-terços ou três-quartos do total a ser percorrido. texto publicado no site da Ultra Cycling Magazine.

    http://www.ultracycling.com/training/training_for_beginners.html

    ainda sobre - e para - iniciantes (meu caso, que sou um "projeto de pica-pau), acho q uma preparação legal deve incluir exercícios aeróbicos em geral (para melhoria da capacidade cardiorrespiratória) e fortalecimento da musculatura abdominal/lombar. fortalecer os glúteos tbém seria uma boa mas no tempo q fazia academia só vi 1 cara fazendo isso (apesar da "gravidade" não poupar ninguém, homens ou mulheres).

    no mais, alimentação adequada, hidratação constante e manter, sempre...
    a mente quieta
    a espinha ereta
    e o coração tranquilo... hehe ;)

    grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho