quarta-feira, 31 de março de 2010

Nishiki Manitoba 1994 - versão "busca pão ali pra nós!"








Bom, parece agora que os projetos estão andando a todo vapor... na verdade não! Muitos destes projetos de reforma que venho descrevendo e detalhando aqui no blog estavam se arrastando há muito tempo. Alguns motivos me parecem claros, mas quem esta acompanhando a distância não percebe alguns problemas que o "aventureiro reformador de bicicletas" passa durante estes processos. Esta Nishiki Manitoba 1994 pertence a uma geração de bikes que julgo muito especial, estas bicicletas da década de 90 perteceram a uma época onde houve uma explosão de fabricação de bicicletas. Algumas grandes marcas nascidas antes ou durante a última década do século 20, fabricavam grandes bicicletas com a melhor das intenções. Mal sabiam eles que aquele período seria passageiro e conturbado, e que o consumismo sofreria tantas variações até a virada para o século 21. Sem saber disto, fabricaram bicicletas que podem ser encontradas até hoje em fundos de garagem, ou abandonadas em bicicletarias, ou até mesmo em lixões aguardando a reciclagem. Um crime deixar que uma peça de Cr-Mo termine no lixão de Fe para ser transformado muitas vezes em aço de obra, algo tão desqualificado se comparado ao Cromoly. Certo dia passeava eu pelas páginas do mercado livre e deparei com este quadro Nishiki, pedia o vendedor aproximadamente 120 reais para quadro e garfo originais, sem qualquer acessório. Resolvi fechar com ele e fui logo comprando este brinquedo... mandei pintar com pintura a pó (eletrostática) na cor prata. Depois começou uma novela que demorou meses para terminar. O maldito canote 26.2 mm não se encontrava em lugar algum aqui em Porto Alegre. Foi o causador de minha frustação com as lojas aqui de Porto Alegre, pq sempre que eu perguntava sobre este tipo de medida era praticamente desencorajado a procurar. O tratamento também não era bom... Me enchi desta história e comecei a procurar em outros Estados, em São Paulo encontrei relativamente fácil. A bicicleta recebeu o canote Zoom de medida supostamente impossível de se achar, e neste instalei o banco Velo Plush, priorizando o conforto. A intenção era fabricar uma bike "busca o pão ali pra nós" com excelente qualidade e conforto, mas sem custar muito e sem chamar a atenção de "afanadores" (estes que pegam as coisas da gente sem pedir). Coloquei rodas sem blocagens, pneus grandes, parafuso com porca pra fixar o canote de selim, desta foma a bike precisaria de chaves de boca para ser desmontada. Também coloquei um guidão alto, juntamente com uma mesa alta, que mesmo sendo um quadro com frente baixa, passou a ter altura suficiente para oferecer conforto. Um cambio traseiro novo e simples, shimano torney, bem como maçanetas de freio, vbrakes e movimento central shimano selado, novos! O restante das peças, como trocadores, cambio dianteiro, pedevela, mantive os da época... funcionam perfeitamente, mas não apresentam aquela cara de produto novo, que chama mais a atenção dos "afanadores". Levei para o amigo Tchaka, ele montou tudo e fui buscar... na volta pra casa vim me deliciando com a bike. Boa de andar, simples, perfeita para escapar de "afanadores"! Projeto 100% aprovado! Agora falta apenas escolher um bagageiro dianteiro ou traseiro, colocar paralamas, etc...

Texto e fotos: Roberto Furtado

7 comentários:

  1. ihhh, esse pão vai demorar... difícil resistir e não dar uma banda maior. hehe ;)
    um abraço, Roberto, Feliz Páscoa para ti e familiares.

    ResponderExcluir
  2. Ô meu amigão! Cara, uma feliz páscoa e muitas felicidades para os teus queridos.
    Quanto ao pão... puxa, tu sabe que o primeiro que olhou, comprou a bike de padaria... Nesta não devo andar mais. rsrsrsrs Uma pena para mim, pois ficou muito boa.
    Um grande abraço
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Meu velho!
    Sinto saudades dessa bike, tive uma e fiz a grande burrada de dar ela de entrada numa outra bicicleta, na época, uma Benotto que hoje é uma bike confort, quadro alto que nem a nishiki. Pois para a minha surpresa, numa pedalada até Curumim (Sérginho Torres tem saudades dessa época...)a vejo circulando por lá. Evidente que tirei fotos, inclusive, as mando caso queiras!
    Tenho a intenção de voltar lá e fazer uma oferta por ela de novo! Quem sabe justamente para fazer o mesmo que tu, uma bike simples para as tarefas do dia a dia, pagar contas, padaria, etc. Já estava pensando nisso esses dias, agora, o pensamento ficou crítico! Ehehehe
    Magnífico post!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Márcio!
    Fico agradecido pelo contato.
    Gostaria sim de ver fotos desta bike... manda pra mim, talvez possamos fazer um post sobre a história dela, especialmente se conseguires comprar de volta. Tenha certeza de que é uma excelente bike... recomendaria a compra dela.
    Um abraço e obrigado por acompanhar.
    Roberto

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo,
    Recebi a incubência de tentar vender uma bicicleta Nishiki para um amigo de meu filho. Ele ganhou a bicicleta de um tio que foi morar em outro estado.
    Procurei na internet uma referência para o preço da bicicleta e não achei nada.
    Não sei há quanto tempo ele tem essa bike, mas está pouco usada (ainda tem aqueles pelinhos no pneu).
    No quadro está escrito NISHIKI GALAXI, e tem bagageiro.
    Não entendo nada de bicicletas,
    Você tem como me ajudar?
    Obrigado,
    Selma

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Selma!
    Legal possuires uma Nishiki...
    Mande fotos para mim, posso tentar ajudar a definir um valor para a bike. E podemos também fazer um anúncio no classificados aqui do blog.
    Utilize o email informado aqui no blog, e identifique a mensagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Estou quase DESESPERADO....

    Roubaram minha NISHIKI MANITOBA e É MUUITO DESAFIADOR encontrar outra bike assim.

    Sou alto, 191cm, e SONHO com a NISHIKI>

    Por favor. Alguem sabe onde posso encontrar?!

    Muito obrigado.

    montanaribrasil@hotmail.com

    Felipe

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho