quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quantas bikes preciso?

Esta é a pergunta que me assombra... muita gente me pergunta isto. E confesso que fico um pouco envergonhado, pq realmente tenho mais do que preciso. Estou tentando reconstruir uma GT LTS 4000, e tentando terminar a GT Outpost. Na última sexta feira, adaptei um guidão qualquer e saí na GT outpost... nela falta muito pouco, preciso pintar um guidão, bagageiros, e fazer mais alguns acabamentos ou instalação de acessórios. Pouco mesmo! Depois vou seguir na reconstrução da GT LTS 4000, e nesta vou ter muito trabalho. Quando terminar estas duas, considerando a venda GT Transeo, oficialmente ficarei com 4 bicicletas GT, todas da década de 90. Possivelmente será a coleção mais completa da marca GT e desta geração do Cromoly. Ficando uma GT full, uma speed, e duas MTBs montadas com configurações diferentes (justamente pela semelhança). E me pergunto se preciso de tantas... e a resposta é bem nítida. Não! Definitivamente não preciso... mas considero um vício tão saudável que me permito exagerar. Penso eu... ter 4 bicicletas do que ter 2 carros! Sendo já um pouco equivocado porque o excesso também é crime, mesmo que de bicicletas. Se preciso mesmo, isto é lógico que não. Agora que é bom poder escolher em qual andar, ou poder pedalar enquanto sua bike oficial esta em revisão, isto realmente muito confortador. Não é preciso deixar de pedalar nunca por motivos que envolvam necessidades de manutenção da bicicleta. Sempre há uma disponível. 
E a resposta para quantas preciso, considerando minhas atuais circuntâncias, acredito que três bicicletas seja um número muito bom. As vezes deixo uma em casa, as vezes na casa de minha mãe... e bicicleta penso assim: Quem tem três bicicletas, se estragar uma, fica com duas... se tiver duas, fica com apenas uma! Quem tem uma, pode acabar ficando sem nenhuma!
E poderá alguém pensar, mas aonde tu guarda tanta bicicleta? E logo pergunto oferecendo como resposta: Aonde tu guarda dois carros? Na sequência da resposta, fico comtemplando calado, questionando: Quantas bicicletas ocupam espaço de dois carros?
Lembrando que este é um texto de minha autoria, sem qualquer intenção ofensiva, porém de intuito reflexivo...

Roberto Furtado

4 comentários:

  1. Que resposta requintada..."mas considero um vício tão saudável que me permito exagerar" as veses tambem penso assim, tipo um vicio saudavel, me lenbro ate quando ouvi falar dessas lendarias bikes de cro-mo, um colega de escola tinha uma bike assim, na epoca achava mais uma lenda urbana, mas quando vejo muitas desses antigos frames gt, trek, especialized,nks e de adimirar a resistencia e acabamento, pena que eu nos meus garimpos nunc achei uma perola dessas, mas estou pensando num modelo novo porem mais "urbam" que é o "Cr-s Urban Prox 26" parece um quadro bmx hehe,oque vc acha dele? sei que esse blg mnao e help desk mais gostaria do seu toque andarilho (responde)hehe boas pedaladas...

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge!
    Agradeço a visita!
    Tenho a predileção por estas maravilhas de Cr-Mo.Este modelo de quadro que citas não conheço pessoalmente. Imagino que seja um frame para freeride. Se tratando de uma material de qualidade, não vejo pq não ficaria bom. Acho que a questão maior é o tamanho deste quadro, pq me parece que é vendido em tamanho único. Se isto nao for problema, acho que nada mais seria.
    Sou suspeito para falar, mas batalharia um quadro de cromoly, mesmo que antigo, acabaria com certeza por te trazer somente alegrias.
    Um abraço
    Roberto Furtado

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, desculpe postar num dia trágico como este. Primeiro dar parabéns por esta restauração e pedir ajuda. Tenho uma GT Bravado acho que desde 94, juntei "minha ajuda de custo de estagiário da época"e comprei a bike já usada. Ela veio com suspensão rock shox mag 21 que teimva em vazar óleo até que finalmente troquei a suspensão para voltar a andar com ela, pro shock e50r. Agpra queria diminuir o tamanho do avanço/mesa e me deparo com várias opções e te pergunto posso colocar as atuais ou tenho que comprar uma antiga? o diamêtro do avanço na parte que se une a suspensão dianteira é de qual diâmetro? Abraço José Moraes

    ResponderExcluir
  4. Hoje é um dia trágico para o mundo. onde mais de 200 jovens perderam suas vidas nesta vida noturna em busca de diversão. Onde erraram? Culpa de quem? Não há respostas... Culpa do poder público, que não procura resolver as questões antes das tragédias... eu acho! Estou muito triste, pq acredito que a felicidade só pode ser completa quando todos estão felizes. Não há como pensar em felicidade sabendo a dor de tantas famílias.
    Sobre a medida, é igual a atual... 25.4 mm, se não me engano. Over é over, hoje é padrão. abs

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho