sexta-feira, 27 de julho de 2012

New age of bicycles old school... Caloi Cruiser - 1ª Parte!





Ontem fui visitar a gurizada da Adventure Bike da Ipiranga, e tive a surpresa agradável de encontrar a Caloi Cruiser recém revitalizada. Na outra semana quando estive lá, estavam desmontando. Muitos perguntavam sobre se estaria a venda, e a resposta era sempre a mesma: "Esta Cruiser é patrimônio da loja! Não vendemos!" Assim, Ricardo Machado, proprietário da loja iniciou um processo reconstrutivo sobre esta old school brasileira, uma versão muito parecida com as caloi cross da época em tamanho para adultos. A bicicleta foi pintada nesta cor verde metalizada, pintura eletrostática, e recebeu cubo traseiro nexus. O cubo traseiro é de 3 velocidades com freio contra pedal. A ausência de um jogo de cabos denuncia tal atributo e garante um visual mais limpo. Mantendo algumas peças ao estilo da época e originais, tais como aros, mesa, guidão e até mesmo a lendária tampinha no final da rabeta do top tube... aquela que diz: "Caloicross". Se sabe que falamos de uma velha guerreira trazida de volta a vida, preservada pelo epóxi para viver talvez mais uns 20-30 anos. O que esperar de uma época tão bicicleta quanto a que vivemos em relação ao passado. Nos aproximamos de uma new age of bikes onde estas magrelas cada vez mais ganham espaço na base da teimosia. Se a magrela vai vencer, não tenho dúvidas... irá! Agora quanto tempo e sacrifício será feito por ela até que a emburrecida sociedade a aceite de vez? Em terra de gigantes, um ciclista sobre a magrela pode parecer quase nada diante um ônibus, mas a pressão da união é tão grande que dificilmente os grandes dinossauros a diesel sobreviverão triunfantes. Sonhemos, reconstrução de old bikes podem nos levar aos sonhos. Merecido sonho, justo! Notou algo diferente neste post... então é pq acabaste de perceber, voltei! A gripe me fez bem... me trouxe força nova! Voltei com força total pela bicicleta... eu e você! Eu aqui para estimular amigos e colegas a não desistir de um sonho que pode ser entre pistas, provas, passeios, hábito de reconstruir "velharias". 
Sobre o título... 1ª parte significa que teremos mais amanhã. Que tal? Não é sobre esta cruiser... amanhã, teremos outra cruiser! Sim, na loja estavam duas Cruiser recentemente reconstruídas. Isto, só verás por aqui!

Roberto Furtado

Um comentário:

  1. Fala galera do Andarilho! Estou restaurando um quadro igualzinho a este ai, porém não tenho o garfo, qual garfo voces indicam para substituir? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho