domingo, 31 de maio de 2009

Adaptando rodas 700 em quadros de aro 26


No segundo semestre de 2008, fiz um Audax 200 km utilizando uma bicicleta que agora esta em fase final de reforma. A bicicleta usada foi uma GT Corrado, ano 1992, que originalmente usava aros 26 MTB. Para realizar esta prova, usei um artifício incomum para adaptar rodas de aro 700, transformando-a numa híbrida. Não fiz fotos do adaptador, mas desenhei rapidamente o conceito e formato aproximado da idéia. Raul, meu amigo índio nestes assuntos, me ajudou... correu atrás do material e ofereceu conselhos. O material utilizado na tarefa foi uma placa de alumínio de 6 mm de espessura, e o molde fizemos baseados nas fixações disponíveis no quadro, combinadas com as novas fixações para suportar os freios para aro 700. A adaptação foi um sucesso, e a bike teve um ótimo desempenho sob este aspecto. Os aros receberam pneus 700 x 35, calibragem de 75 PSI, pé-de-vela com relação 48-38-28 e cassete 30-13 dentes. Para instalação dos freios, não havia outra escapatória... é necessária a adaptação ou alteração dos pivôs originais de v-brake ou cantilever. Optei por um trabalho não destrutivo da bike, de forma a preservar a originalidade do quadro usado. Nem toda MTB aceita rodas e pneus de aro 700, podendo haver pequena distancia entre o quadro/garfo e os pneus. Para isto, não há nada melhor... faça o teste antes do projeto. Veja se as distâncias são viáveis e satisfatórias. Seria complicado viajar com uma bicicleta onde o pneu passa a menos de 1 cm do quadro... um raio estourado, e lá vai o pneu raspar no quadro.A Diferença de desempenho de uma boa MTB (de pneus slick 26 x 1.5) e a MTB configurada como uma hibrida (de pneus 700 x 35C), é surpreendente. Não perde-se conforto significativo, e muito aumentou o rendimento. Para rodar em 25 km/h fazia-se menos esforço, permitindo que eu, mesmo fora de forma, pudesse me manter com média acima de 20 km/h na prova de 200 km (9:58 horas). É importante salientar que a média é feita estando parado ou não, e as paradas se fazem obrigatórias para alimentar-se, ir ao banheiro e esticar as pernas. Eis a obtenção que me satisfez... uma híbrida em Cr-Mo true temper!
Roberto Furtado

5 comentários:

  1. Amigo, gostaria de ver uma foto da sua bike com aro 700. Estou pesquisando o assunto e achei a sua invenção bastante interessante e mais segura do que eu já tinha visto noas fotos que segue no link. Parabéns!
    Ricardo
    http://picasaweb.google.com.br/rrg.bsb/Rodas700#

    ResponderExcluir
  2. Opa, também estou querendo ver as fotos do resultado final...
    Bem antigo o seu post.
    Mas eu estou pra tentar fazer essa mudança por agora =)

    Abraço.
    E bom pedal !

    ResponderExcluir
  3. Guigão e Rodrigo
    Fiz estes adaptadores, e usei no Audax 200 km de 2008, mas depois acabei retirando e não fiz fotos da bike com os adaptadores. Posso garantir que funciona muito bem. Fico devendo a foto.
    Um abraço.
    Roberto

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida: o garfo da 700 era standart? no caso pra usar avanço teria que ter adaptador correto? e quanto as bacias de rolamento no garfo 700? tudo tranquilo?

    ResponderExcluir
  5. Poxa! Também queria ver essa adaptação! Tenho uma Caloi 100 que gosto muito e gostaria de adaptar para 700! Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho