quinta-feira, 7 de maio de 2009

Freios Cantilever???

Sim, muitos pensaram... mas alguns até certeza tiveram! O Cantilever não caiu de linha. Embora muitas bicicletas (quase a totalidade) estejam vindo com freios tipo V-Brake, algumas boas bikes ainda portam freios cantilever. Os freios "cantilever" sofreram evoluções, e alguns tornaram-se tão caros quanto outros bons freios, como freios a disco, ou ferraduras de speed de boa qualidade, ou melhor... comparando valores com os melhores V-brake. Peças super leves, extremamente funcionais, no capricho perfeito para customizar bikes que merecem, como a primeira peça abaixo. Este sistema de freio não caiu, sendo perfeito para bikes road de pneus grandes, como as bikes de ciclocross e as hibridas. Na interbike 2008 houveram fabricantes demonstrando seus melhores e mais caprichados projetos.
Uma grande mudança no sistema foi o sistema de regulagem destes, que no passado davam um pouco de dor de cabeça aos menos experientes... hoje, a regulagem aproxima-se muito dos V-brakes. No Brasil, hoje, um par de freios cantilever shimano 105 (cada bicicleta recebe 2 pares) tem preço médio de 160 reais, justificando o motivo pelo qual os freios não retornaram fortemente ao mercado. Um segundo atributo que talvez tenha reduzido o interesse dos ciclistas é a necessidade de se ter o apoio do conduite, presente na segunda foto em formato de uma "mãozinha". Este dispositivo necessita ser fixado no quadro, e a grande maioria deles inexiste tal fixação. Ainda resta como ponto negativo a fama anterior, que obrigou a renúncia do freio e a migração para V-brake. Pessoalmente acho ambas as opções muito boas, mas é inegável o V-brake tenha maior eficiência em bikes com grandes pneus. Sabendo-se isto, entende-se pq o cantiliver é mais usado em speed de grandes pneus. O charme do cantilever tende a um romantismo extinto em bicicletas, algo que somente os verdadeiros apaixonados entenderiam... e os usuários de ferraduras tradicionais. Verdadeiramente, não há nada pior que as ferraduras de speed... mas destaco para a necessidade da mesma, pois em bikes speed de pneus 700 x 20, qualquer freio é freio demais! Um cantilever seria um abuso em freio, um V-brake uma estupidez, e um freio a disco uma catástrofe, especialmente se for hidráulico. Contudo, gostos são gostos, e cada um há de ter seu próprio motivo para desejar e preferir. Sonho com uma bike destas, mas quantas seriam necessárias para amenizar os desejos de um ciclista, uma de cada? Não há familia ou casamento que aguente, então nos contentemos sempre com no máximo 5 bicicletas! rsrsrssrrsrsrs






Fotos retiradas do CXMAGAZINE.COM
Texto: Roberto Furtado

3 comentários:

  1. v-brakes não funcionam bem com sti´s e manetes de freio para guidão drop. todavia, os cantilever funcionam sim. assim, pneus largos e sti´s, apenas com cantilevers ou modelos específicos de freio a disco.

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  2. Bem lembrado sobre a compatibilidade... os cantilevers, mesmo que modernos, são fabricados para combinar maçanetas de speed ou maçanetas de uso específico para cantilever. A angulação e curso são diferentes.

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  3. Muito interessante seu artigo, minha bike é modelo 96 e veio com apoio do conduite de fábrica, soldado.. bem elegante, sempre usei o cantilever e nem tenho experiencia com v-brak. Abraço!

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