quarta-feira, 6 de maio de 2009

CICLOCROSS!!!

Antes que alguém pergunte o que é ciclocross (cyclocross), fui atrás de conceito básico e um pouco sobre a história. Espero que a minha seja a melhor resposta, baseie-me no http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclocross , mas incrementei com base de pesquisa de outros sites e no que eu tinha de idéia sobre a modalidade. Os enfoques são um pouco diferentes quando pesquisamos, mas apontam o mountain bike como uma modalidade nascida do ciclocross, embora eu acredite que se tratem de bikes totalmente diferentes. As diferenças geométricas e a escolha de peças, garantem respostas, agilidades, e comportamentos difusos entre si. O ciclocross é uma modalidade mais antiga da opção cruzamento da bike com a terra, não necessariamente com lodo e barro, mas de chão batido, típico e inviável para speeds com pneus para pista ou asfalto. As bikes de ciclocross, geralmente mais robustas em rodados, possuiam algumas pequenas diferenças, capazes de melhorar o desempenho da tradicional speed em momentos off road.
Notável que as bikes sejam mais preparadas... bikes de ciclocross preenchem a lacuna exata entre bikes speed de rua, e bikes híbridas, aliás, é difícil de perceber a real diferença entre uma híbrida e uma bike de ciclocross... talvez os pneus sejam as únicas diferenças marcantes, ficando alguns pontos variáveis até mesmo dependendo de fabricante para fabricante. Agora quem viveu uma fase de bikes, antes mesmo da era "aluminum", discos de freio e facilidades em MTB, sabe muito bem que o ciclocross é a própria versão off road "de uma época onde os ciclistas voavam com o coração", sendo assim romântico, porém categórico nesta bela modalidade do ciclismo antigo e quase esquecido!

Roberto Furtado

Um comentário:

  1. Tenho uma Specialized Tricross Expert e vou fazer o caminho de Santiago em setembro. Todos meus conhecidos e amigo acreditam que estou cometendo um grande equívoco em ir nesta bike. São todos adeptos de montainbike e estão tentando demover-me do intento.
    Difícil decisão diante de tantos argumentos contrários.
    Como não conheço o caminho além das muitas leitura e pelo fato de não conhecer ninguém que tenha feito com uma ciclocross, gostaria de sua opinião.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho