quinta-feira, 31 de março de 2011

GT Karakoram... rodas, simplesmente, gigantes!














Depois de pensar um pouco, o amigo Raphael do Rio de Janeiro acabou me contatando para ver o que eu achava de ele comprar uma GT de rodas 29". Raphael, assim como eu, é apaixonado pela marca, e olhando o site do fabricante ficou deslumbrado com o projeto. Achei a opção bastante atraente, inclusive no preço... ambos achamos o valor interessante para a proposta. O valor médio deste material entregue no Brasil gira em 3 mil reais. Para a surpresa da GT, do distribuidor, e também minha... este modelo foi tão procurado que encontra-se esgotado em muitos pontos de distribuição. A sensação das rodas 29" realmente virou febre. Tem ciclista dizendo que não volta mais para as rodas 26", da mesma forma que já ouvi alguns afirmarem que jamais voltariam para as hardtail, após migrar para as full. Quando recebi a bicicleta para enviar para o amigo Raphael, confesso que fiquei anestesiado. Chocante é ver as linhas do quadro, pintado de cor verde, única neste modelo, combinado com amarelo metálico de acabamento. Isto sem falar que no desenho, as rodas praticamente transformam o quadro em algo desproporcionalmente pequeno. Lindo! Obra de arte! Não existem palavras para descrever algo assim... Rodas gigantes, pneus com medida de 29 x 2.1, garras pequenas, quase continuados. Dá pra ver muito bem que esta bicicleta vai emparelhando qualquer buraco cujo o diâmetro for menor que 20cm. Buracos maiores são engolidos com maior facilidade também, mas também não existe mágica. Afinal, bicicleta conta somente com a física, e a mágica vem do ciclista. Agora se me sobra mais alguma questão a apontar, é que se torna uma bike bem viável para cicloturismo hard, até mesmo para um Audax se forem colocados pneus mais estreitos. O alongamento da relação devido ao aumento do diâmetro da roda, acaba por fim fazendo com que o ciclista precise se readaptar a relação de marchas. Combinando a pedalada com a relação pedevela e cassete, creio que tudo seja bem fácil... até mesmo devorar 200 km de um Audax.
Detalhes, acabamentos, caprichos, isto não faltou nesta Karakoram. Este é o primeiro modelo com esta configuração de terminação para encaixe de roda traseira que permite instalar bagageiros. Provando que a proposta desta bike vai muito além do que se imagina quando pensamos na questão de suas irmãs de aro 26". Opções são dadas para serem utilizadas se o ciclista quiser... e quem não gostaria de voar numa nave destas sobre o terreno arenoso? Desbravar... sem dúvidas esta na alma desta bike!
Agradecimento especial ao amigo Raphael por oportunizar ao Bikes do Andarilho a realização de registros deste belo material.

Roberto Furtado

3 comentários:

  1. Linda bike!!!
    Está se tornando febre msm.

    Sou fã da GT, um dia pego uma.

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. blz? pode me passar algumas informações?

    qual o tamanho dessa bike?
    tenho 1.74 mas só acho tamanho M para vender. me parece que o top tube é alto... em relação ao chao.

    poderia medir a altura do standover heigh?/
    tenho medo de bater as partes baixas qdo descer do selim... heeheh
    e qual a sua altura? qto tem de cavalo?

    obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Amigão
    Escreve para o meu email...
    Um abraço
    Roberto

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho