sexta-feira, 6 de maio de 2011

GT Tequesta STX - reconstrução realizada por Ricardo Fabricio










Um amigo restaurou esta GT Tequesta e me pediu para postar aqui no blog. A old school é uma velha guerreira de Cr-Mo, já possuidora de caixa de direção oversize. Possui a maior parte das peças shimano STX, bem ao estilo da época. Achei bem interessante que a bike ainda possuia este guidão com bar ends integrados, ainda em acabamento niquelado, como algumas se apresentavam na época. Naquele tempo, estes pequenos detalhes, incluindo o lindo acabamento das peças STX, faziam a diferença e enchiam os olhos da gente. Lembro bem como eram "salgadas" as bikes da GT com tal configuração de montagem.  Hoje, algumas raras peças ainda circulam em bikes que são sobreviventes da febre da geração seguinte. Onde tudo que se queria era uma bike de aluminio, e as rejeitadas bikes de Cr-Mo, quando com algum problema, mesmo que mínimo, acabavam em lixões ou nas mãos de pessoas bem simples que não tinham o menor entendimento de cuidado e qualidade do produto. Fico triste quando vejo uma bike ao fim da vida, e fico feliz quando recebo notícias de bikes da resistência. Bikes de Cr-Mo são ecológicas, confortáveis, bonitas, merecedoras de atenção, como outra bike de material diferente jamais vai ser. Diga o que quiser, tecnologia, desempenho, mas jamais poderá convencer a mim, ou a outro "velho" vivente da década de 90 que bikes de Cr-Mo são inferiores as atuais modernidades. Sem diminuir o material atual, tecnológico, necessidade do momento, configuração atual, mas as velhas... as old school, sobreviveram para ficar. E é bem possível Estas "velharias" sejam encontradas entre os próximos garotos daqui a uns 70 anos, e um deles diga: "Esta bike foi do meu bisavô!" Quem sabe?!!?! 

Roberto Furtado

2 comentários:

  1. Fala Roberto,

    No fórum do Pedal tem uma GT inteirona sendo vendida aqui no RJ, de uma olhada nela.

    Abs!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, me emocionei mesmo agora! acabo de reformar a minha GT Tequesta, e concordo com tudo no seu post! já são 19 anos!! e quase tudo original, os cubos eu troquei este ano.. o movimento central abri uma ou duas vezes em TODA a vida dela. o cara da mecânica tentou me convencer a trocar os freios por estes 'V' brake.. eu não quis. bueno, agora adaptei ela para uma versão mais estradeira e coloquei uns pneus 1.75 que ta show! a bike tá voando! com certeza ela será dos meus filhos e deste para os netos. Vida Longa às Cr-Mo!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho