quinta-feira, 26 de maio de 2011

Whike... bicicleta reclinada + vela


Em 2002, quando ainda era estudante de engenharia mecânica, com ajuda de colegas botei em prática um projeto que era um sonho. Fiz um carro a vela, um hibrido de vela e motor. Ficou um projeto extremamente pesado, recebeu na época um motor de 2 Tempos com 3,5 CV. Naquele tempo, embora pareça tão próximo, a ecologia e a bike não tinham tanta força como hoje. E como se tratava de um projeto bastante experimental, idealizado por mim, acabei levando-o para um lado distante da bicicleta. O projeto foi um sucesso que precisava de ajustes, mas funcionou como nem mesmo eu e o meu orientador esperávamos. Hoje, não tenho mais o veículo que descrevo, que um tio meu chamou de "caveirinha", mas tenho saudade das lembranças da construção e das poucas vezes que o fiz rodar. Lembro que uma vez o coloquei para rodar na beira da praia do Balneário Pinhal, quando o vento foi 100% favorável. O veículo andava em uma velocidade que era impossível um humano alcançá-lo. Até pouco perigoso seria... Contudo, a gente cresce, e esquece coisas como esta. Hoje, enquanto pesquisava coisas sobre bikes no you tube, me deparei com este triciclo reclinado também movido por vela, e lembrei deste meu passado de alegria. E é por isto que não me arrependo de um projeto sequer... mesmo que tenha sido um fracasso, hei de levar comigo a lembrança das pessoas, as risadas sobre os devaneios de algo que talvez pudesse mudar o futuro. Pelo menos, o meu futuro...
Divirta-se com o video do Whike.com

Roberto Furtado

Um comentário:

  1. Tem uma senhor que fez um exatamente com descreveste, ele é de Rio Grande se não me engano, e apareceu em Poa na semana da bicicleta em 2008.

    Esse Whike é o máximo, faria um sucesso no nosso litoral e até ali no gasômetro. Uma vez vi um guri com um skete e uma vela por ali!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho