terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plágio... Bikes do Andarilho sofre com este mal. Pode?

Hoje, pesquisando na rede, descobri por acaso um texto com data bem recente... e bem posterior a um texto que fiz. Não vou citar este, pq de certa forma prefiro pensar que se isto esta acontecendo, existem motivos. Bikes do Andarilho é um blog autêntico, criativo, onde os colaboradores são amigos meus. Eu, este fotógrafo andarilho, da federação gaúcha de ciclismo, das fotos de bike aqui no RS, dos comentários que são nascidos nos teclados deste pc gaudério, sou influenciado por tudo aquilo que vivo. Os amigos, os atletas, colegas de pedal ou de blogs. As vezes olho um texto legal, e fico até com uma invejinha boa. "Putz, queria fazer algo assim!" Logicamente não escrevo nada a respeito, exceto se for fazer uma citação, com a devida autoria exposta. Fazer algo parecido com algo que alguém fez, e nitidamente ser percebido que assim ocorreu, não traz mérito algum. Pode até encher as páginas de algo, atrair atenção de leitores desatentos que não percebem que isto foi escrito dias antes por outro alguém... um alguém que talvez seja não somente mais criativo, mas acima de tudo... ético. Ora, o plágio sendo lido, questionado, vivido por alguém que não detem a idéia. Me parece incorreto, não? Agora, penso... não perco nada com isto, muito menos este blog. Afinal, o plagiador é frequente visitante deste espaço, como pude perceber não somente pelos textos anteriores... plagiador acha que não tem IP, pensa que é invisível, ou é realmente um cara de pau. Contudo, quanto mais ele vier aqui, mas caracterizado será seu espaço como plágio. Não? Alguém há de perceber, olhar datas ajuda!
Sim, o tempo, o vento, e as pessoas dão as cartas, mostram suas particularidades, mas penso que este foi mais um prêmio ao Bikes do Andarilho. Quem também percebeu, sabe do que falo... quem não viu, saberá no futuro. Originalidade é ser autêntico, ético, moral! Não é a primeira vez, e não vai ser a última, agora, talvez seja o falso autor amigo do anonimato, temporário, é claro! Afinal, um bom plagiador, nunca desiste, nunca cria, jamais abandona a fácil vida de copiar, de trocar a posição das palavras! Roda pra frente, temos muito a ser "copiados"! 

Roberto Furtado

9 comentários:

  1. Dê nome aos bois!!!Diga quem foi, onde está publicado? Fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, mesmo. Você além de ser ótimo fotografo, pois fotografa com a alma, tem um dom maravilhoso para escrever. Seus texto são de uma sensibilidade única.Gosto muito de vir aqui e ler , pois faz bem para o espírito.Mas o melhor é que acima de tudo isto, você é uma pessoa com ética e moral, características de uma pessoa do bem. Isto é algo em extinção nos dias atuais.
    Que DEUS o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Fabio
    O nome do boi não posso colocar aqui... mas te digo depois.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Isis
    Não sabes como é bom ler isto...
    O mundo é black, mas a luz vem das pessoas que fazem a diferença. Você é uma delas! abs

    ResponderExcluir
  5. Roberto, não esquenta com isso. Deixa pra lá, acho que não precisa nem comentar. O que é bom é para ser copiado...eh...eh..

    ResponderExcluir
  6. Tche loco veio, somente vim a conhecer teu trabalho apos o Audax e pode ter certeza que aqui de Bagé to sempre ligado no Blog, e com certeza suas palavras sao de uma imensa nobreza e ao mesmo tempo uma simplicidade que causa fascinio.E pode ter certeza quem copiou e porque gostou mas poderia ter dado credito a voce nada mais justo.
    Se o Patrao Velho permitir dia 20 estaremos ai com mais 20 loucos (uns piores q eu) para o Audax da Ninki, espero que esteja por la para conversarmos um pouco.
    Um grande abraço
    Pezao

    ResponderExcluir
  7. Pezão, louco é quem fica vendo Faustão no domingo. Nós que gostamos de pedalar um Audax somos "muito pouco" loucos. Abraços a turma toda de Bagé.

    ResponderExcluir
  8. Comigo nunca aconteceu um negócio desses, mas imagino o quanto você está P com isso tudo. Eu odiaria ver um texto meu em outro blog sem dizer a fonte. Torcemos para que isso não aconteça mais, seja contigo, comigo ou qualquer outra pessoa.
    Abraços,
    Pé de Vela Blog.
    http://pedevela.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho