quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Old School... Raleigh USA! Qualidade surpreendente em 90's

Quadro e garfo de bicicleta Raleigh USA old school






Consegui este frame com um amigo que tem loja aqui em Porto Alegre. Não custou barato, mas poucas vezes vi algo com tanta qualidade construtiva. Infelizmente existem motivos reais pelos quais eu não ficaria com este quadro. Primeiro motivo, tamanho extremamente grande. Segundo motivo, já tenho tantas bicicletas que se entrar mais uma na casa de minha mãe, possivelmente ela me envie para um tratamento por dependência de bicicleta. É muito difícil garimpar, e quando se acha algo promissor, não queremos abrir mão! rsrsrs
Brincadeiras em meio a tantas idéias, e penso que é um hobby muito saudável reconstruir. É algo que te permite uma satisfação plena ver algo quase morto, ressurgir das cinzas. A era das bikes de Cr-Mo não esta morta, talvez abafada pela industrialização do alumínio, dos multimateriais e do consumismo capitalista, onde trocar de bikes é como trocar de roupa. Não penso assim, acho que algumas bikes deveriam ser eternas em nossas vidas, tal como a GT Corrado é para mim (casei-me com ela). O que me chama atenção é a qualidade deste frame Raleigh, todo "cachimbado", coloração que limita os tubos. Não houve limite de esforços para construir este, que se me lembro bem do modelo... já foi utilizado em Iroman do Havaí, lembro das fotos de uma revista que assinava na época. O quadro é leve, pois um quadro nesta medida com peso de quadro normal é um susto. Leve... forte, bonito! Grandes atributos a saudosistas! Uma pena que esteja com a pintura tão mal tratada, pq seria muito bom ver esta originalzinha rodando por aí. Não decidi ainda se restauro, e remonto fazendo um passo a passo com peças da época. Preciso de recursos para investir neste, pensarei a respeito. Enquanto isto, deixo a mente de quem passar por aqui... dar uma sonhada. As gancheiras horizontais, claramente possibilitam a existência de um fixa. Também fiz um teste, e me parece que ela aceita pneus 700 x 35, o que faz dela confortável para estradas e uso urbano. Mais volume de ar nos pneus, buracos menores! Como ficaria bonita uma fixa nestes moldes, não? Um fixa para um ciclista grande! Roda pra frente...

Roberto Furtado

2 comentários:

  1. Belo quadro!
    Quem sabe uma randoneira para gente grande? Quais as medidas do tubo do selim, tubo superior, altura do tubo de direção e tipo de movimento de direção?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de deixar um link de um rapaz de Vitória ES que faz os adesivos de qualquer bike muito semelhante aos originais, ele fez pra minha Trel 930 e ficou muito próximo do original conforme você pode ver no link num outro comentário que postei sobre a Trek 930.
    Eu copiei as imagens dos adesivos do Google e mandei pra ele junto com os diâmentros da tubulação e ficou perfeito.

    http://designstickers.blogspot.com/

    Abçs e boas pedaladas

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho