sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caloi Cross Sport - reforma de uma old school made in Brazil 1

Alguns amigos sabem que sou um fanático por bicicletas da década de 90, aos leitores deste blog devaneio ciclístico isto tamém não é novidade. A novidade é que sou um fã das importadas, das grandes marcas. Nunca escrevi ou remontei uma Caloi, por motivos que já descrevi tantas vezes aqui no blog. O amigo Antônio me disse que teria um quadro e garfo de uma caloi de aro 700... inicialmente achei que estaria falando de uma Caloi 12, aquelas que vinham com peças Gipieme. Pra minha surpresa ele descrevera uma bike com pivôs de v-brake, que estaria sem tinta e adesivos originais... dada a idade da peça e mau estado de conservação. Mesmo assim pedi que ele me mostrasse a peça antes e vender. Com a peça em mãos, percebi que ele tinha razão, era uma das poucas bicicletas que a Caloi produziu em aço, específica para aro 700 e com o perfil que aceitaria grandes medidas de pneu. Um pneu 700 x 42 cairia muito bem ali, se no Brasil houvesse tal peça para comprar. Foi então que comprei do Antônio este novo desafio, e resolvi tentar refazer ele próximo de sua original configuração, porém com algumas peças da época e outras atuais e de melhor qualidade. Mandei pintar em epóxi na cor preta. As gancheiras dianteiras e traseiras trazem a inscrição Gipieme, e na abraçadeira de canote de selim apresenta-se a inscrição Caloi. Depois de muito pesquisar, descobri uma bicicleta igual a esta, já com péssimo estado de conservação, mas que ainda trazia os adesivos originais. No adesivo do top tube dizia "Cross Sport" e no down tube apenas Caloi, como tradicional era na época. O modelo era identificado no seat tube ou no down tube, sempre! A bicicleta era de 18 marchas, mas penso que de 18 para 21 marchas não mudam muito os valores de reconstrução, então parti direto para a idéia de trocadores de 21 velocidades. Arrumei algumas peças em meu estoque pessoal, dentre elas os freios cantilever da shimano, cubos shimano exage com núcleo de 7 velocidades. Separei também algumas peças novas, tais como um adaptador de espiga para medida de 21.1mm, mesa aheaset, guidão, pedevela, movimento central... procuro ainda por um cambio traseiro e um dianteiro. Creio que o trocador será um shimano de maçanetas de freio integradas, já com mostradores, coisa dos anos 90, pra variar. O quadro já retornou da pintura, e esta em fase de montagem. Ando meio atrapalhado no trabalho, por isto a montagem não será tão rápida, ou pelo menos não prometo.
Roberto Furtado

4 comentários:

  1. Olá.
    Você tem fotos da restauração dessa bicicleta? Eu andava procurando por um quadro desses também. Encontrei e comecei a montar uma bicicleta. Terá algumas características diferentes da original. Talvez até a semana que vem ela esteja finalizada.
    Tem algumas fotos aqui: http://silviosa.pinkbike.com/album/Caloi-700/

    Um abraço,

    Silvio Sá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvio!
    A bicicleta em questão ainda não esta pronta, embora falte muito pouco. Não fiz nenhuma foto dela. Já esta pintada, com rodas, cambios, freios e trocadores, mas falta ainda selim e a colocação dos cabos. Realmente falta pouco...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal! tenho uma Caloi Crossport oriignal ainda, no quadro pelo menos, e estou em fase de início de resuatauração. Foi minha primeira e única bike, e ainda hoje ando por toda Porto Alegre com ela. Os adesivos é impossível conseguir, pois pelo que sei esta é uma híbrida que só foi produzida em 95/96 na caloi, e vem mesmo com aro 700. estou reconstruindo a arte dos adesivos no corel, e me falta o dianteiro, para poder plotar e depois na pintura manter iguais aos originais. Ela vinha cinza mesmo e temos duas destas a outra meu irmão pintou e não repôs os adesivos, mas faço questão de deixá-la quase igual a original. se alguém tiver o adesivo dianteiro dela, ou a arte em corel, manda aí para que eu possa customizar igual aos que eu tenho.
    Ah, a minha ainda está com os adesivos originais de Crossport, ainda que meio detonados, mas estão alí! abraço!

    ResponderExcluir
  4. A minha Caloi Cross Sport já foi para a pintura, deve chegar em alguns dias... resolvi o problema dos adesivos da forma mais simples: refiz as artes no corel, identicos aos originais, troquei os puxadores de freio/cambio por um integrado shimano, então vamos ver como fica. assim que terminar posto fotos...

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho