sábado, 10 de março de 2012

Frame Trek 930... reconstrução de old school - 2ª Parte!






Na continuidade de um projeto interessante, segue a série de fotos depois da pintura. A cor escolhida foi bem diferente da original. Pensei em sair do original e ensaiar novas opções em reconstrução. Fazer fiel nem sempre é possível, pois o limite esta muitas vezes no custo, nos prestadores de serviços, e na confiabilidade. As imagens não representam muito bem a cor real, pois a interferência da luz ambiente sempre acaba por trazer alterações que precisam ser pelo menos comentadas. É possível ver que na única foto tirada com ambiente de rua, já aparece uma variação de tonalidade. Penso que no horário certo, depois de montada e com técnica fotográfica perfeita, acabarei chegando na cor real para publicar na internet. E neste caso o limite será da configuração do monitor de cada leitor. Já que raras pessoas tem aferição dos mesmos. 
Gostaria de salientar que a qualidade do frame é impressionante, cordão de solda fininho e parelho, gancheiras bem desenhadas e com excelente marcação, e são presentes outros detalhes, como a furação que aparece atrás da caixa de movimento central e que tem a finalidade de não permitir que a corrente suba entre as coroas e o quadro. Pequenos detalhes que fazem a diferença entre um frame de largada e um grande frame. Tal como o fato do quadro ser um dos poucos "frames" construído com Cr-Mo Triple Butted. Normalmente os quadros são fabricados com tubos de Cr-Mo normal ou double Butted. Significando que o quadro recebeu atenção para ter menos peso, já que os tubos chegam a possuir 3 espessuras diferentes entre paredes. Não tomei outras decisões sobre este projeto... contudo, como pode ser visto nas imagens, inclui um garfo de alta qualidade no projeto. O garfo veio de uma TREK 7000, se não me engano. Um frame que acabou sendo descartado por apresentar impossibilidade de remontagem. Segurança, aqui é preferencial! 
Não decidi nada ainda sobre montagem, componentes, estilo... as dúvidas sempre são tantas, assim como as vontades em fazer projetos como este. Tem muita coisa pra experimentar em combinação, tendências, e estilos de uso. Talvez suspensão e pneus largos, possivelmente componentes da década de 2000, já que pretendo colocar no uso para ver o desempenho no chão batido. Nada decidido, mas roda pra frente...

Roberto Furtado

2 comentários:

  1. Talvez a pergunta seja por demais "mercenária" mas - á parte o prazer de trazer ela de volta ás ruas - você ficará com ela ou , desculpe :( a pergunta: pensa em vendê-la?... Por muitas vezes quase comprei esse 1º dos meus sonhos ciclísticos, mas nunca deu certo: estado do quadro, modelo 820,tamanho... Ironicamente não era o dinheiro que me faltava na ocasião. Independente da resposta, desejo sucesso aboluto e que seu futuro possuidor saiba valorizar o tesouro que possuirá.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, tenho um quadro (e guidão) trek 930 handmade, que não vai acreditar, achei em uma pilha de tralhas que ia para o ferro velho hehehe... bom, a pintura estava podre, e com certeza pintarei ela novamente... aliás, eu não conhecia a Trek até encontrá-la. bom, o fato é que eu gostaria de uma ajuda referente às peças: a caixa de direção dela eu notei que é mais larga que o comum, seria 1 1/8? posso por ahead set? e a rosca do movimento central, sabes me informar se nas treks é english ou spanish, para que eu possa usar esses movimentos centrais integrados? bom, minha idéia de montagem é fazer uma singlespeed (bem como dizia no adesivo dela), estilo "cruiser" (consegui um guidão gts de cromoly para ela)... em principio eu queria uma bike com geometria de freeride (para isso, uma trek 930 feminina cairia bem), mas, como essa é o que eu tenho, vou me mexer nela mesmo hehe... abraço! p.s.: ficou muito linda a tua trek!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho