segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gramado - Porto Alegre












No final de semana estive em Gramado, como descrevi em "Larga na banguela". No sábado fiquei envolvido na prova em que minha esposa e minha cunhada participariam. Acompanhei minha esposa, e fiz o trajeto com ela, ela correndo, e eu de bike. A tarde foi a vez da irmã dela, e não conseguimos chegar antes dela, pq em gramado também tem engarrafamento, acredite. Gramado surpreende pela limpeza, relativa organização em relação ao padrão das cidades brasileiras, e ao estilo como um todo. Realmente parece o que dizem, parece pertecer a um País Europeu. Não me ligo muito nestas coisas... acho que é uma questão de gosto, prefiro ambientes mais naturais. Pela noite procuramos onde ficar e fomos jantar. Jantamos muito bem em uma conhecida galeteria. Repousamos em uma excelente opção de hotel... bastante simples, porém confortável e limpo. O tal hotel chama-se Pequenino, fica a beira da estrada, próximo do parque do caracol em Canela. No domingo pela manhã, tomamos um belo café e me organizei para descer até Igrejinha, rumando a Porto Alegre. Não havia serração alguma as 10:00 horas. A foto do pórtico fiz as 10:35, e as 11:02 parei no pedágio para fazer a foto em que ele aparece ao fundo, beber água e refletir sobre a descida. Fiz este primeiro trajeto muito rápido... em uma das descidas, deveria estar em torno de 70 km/h, por experiência, já que retirei o ODO Sigma, pq apresenta um defeito. Nesta descida me emocionei demais, adoro a velocidade, especialmente sobre a bicicleta, quase chorei de tanta alegria. Embora estivesse passeando, fiz um ritmo leve, mas contínuo com raras paradas, e subia as poucas lombas em pé, como de costume. Desta forma conseguia tornar as médias mais altas, sem ter que me esforçar muito. O objetivo não era me matar pedalando e realizando médias de um cavalo de corrida, mas sim treinar para o Audax 300 km. Almocei em Sapiranga, em um AM/PM de beira de estrada. Passei por alguns ciclistas no sentido contrário. Logo após o lanche, fiz média baixa e contínua, e devorei os km finais, passando por Novo Hamburgo e chegando a São leopoldo, onde peguei o Tremsurb. Fui muitíssimo bem recebido e orientado na estação. Nota 10 para os funcionários. Cheguei na estação Mercado pontualmente as 15:33, e rumei a casa de meus pais no bairro Teresópolis, onde cheguei as 16:04hs para "filar" um belo café com leite. Considero o treinamento bem sucedido, também valeu o passeio... Não fiz muitas fotos pq achei meio chato parar, tirar a máquina da bolsa, e refazer a inversão do processo. Também achei prudente, pois em alguns trechos havia baixo movimento. Como fiz o passeio todo sozinho, prudência torna-se uma qualidade do biker.
Texto e fotos: Roberto Furtado

4 comentários:

  1. Parabéns, Beto. Parabéns por todos os feitos: pelo passeio, pelas fotos, pelas palavras no seu relato. E parabéns aos seus pais, com quem você tomou café na volta do passeio, por terem posto no mundo uma pessoa como você. Valeu, mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sidnei! Muito obrigado! Afinal... o blog não é uma ferramenta monumental? Capaz de criar meios e laços, oportunidades entre amigos.
    Um grande abraço.
    Beto

    ResponderExcluir
  3. Beleza Roberto, um belo treino para o 300. Se vocês farão o 300 com o pessoal da organização, me informe a data e local que irei pretigiar a saida.

    Carlos Polesello.

    ResponderExcluir
  4. E aí Carlos!
    Ainda não sei o horário, mas vou divulgar aqui no blog... possivelmente no dia, ou dia antes.
    Valeu!
    Um abraço
    Roberto

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho