segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Garfo de Cr-Mo com espiga aumentada...





Aproveitando que saí de cena temporariamente das corridas... Faço posts que muito me agradam. Mostrar aos colegas o que faço de vez em quando, quando não estou em cima de questões diferentes de trabalho, estou sempre pensando em bicicleta. Este final de semana não estive em São Marcos, com a FGC, e no próximo Downhill de Carlos Barbosa não estarei devido a Bike Expo. Aproveitei para brincar com bicicleta, montei uma roda de speed para um amigo, e levei algumas peças para casa e assim fotografar. O garfo acima é um TREK, produzido pela Spinner... medida over, transformado de caixa de rosca para aheadset. Fizemos bucha, depois instalamos a mesma, e corremos a solda até preencher todo espaço. Ficou uma solda bem forte... não deixa a desejara em nada para um novo já com espiga longa. Não recomendo que faça isto em casa, ou sem o auxílio de alguém que compreenda bem todas as "físicas" envolvidas. Esta tarefa tem que ser muito bem elaborada, pois se trata de segurança. A espiga esta bem longa, aproximadamente 25 cm... e faço nesta medida para que viabilize o corte de acordo com a bike a ser usada. Não curto espigas curtinhas, sem recursos. A espiga no sistema aheadset, surgiu para eliminar os problemas de folga na caixa de direção, e para dar recurso. Biker existe de todo tipo... conforto, é diferente para cada um.
Após o trabalho de solda, o excedente do cordão de solda foi removido, dando a aparência perfeita que se vê aí. E para fins de esclarecimento, a bucha de aço 1045 tem espessura de 3 mm, maior que a espessura original do cano. Abrange 2,5 cm para cima e para baixo, as três peças foram soldadas no mesmo cordão de solda, e as peças se encaixaram por interferência, garantindo o alinhamento. Profissionalismo, neste caso... é essencial, e pode ser a diferença entre um ciclista inteiro e um machucado.

Roberto Furtado

5 comentários:

  1. Caramba, ficou perfeito!

    Ficou "O Garfo".

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. E aí meu amigo Antigão?
    Imagino que estejas bem melhor...
    O garfo ficou um "garfão", já fiz esta operação em outros garfos. Fica muito bom se junto do trabalho, atribuirmos paciência, atenção, e perfeccionismo. Espero por notícias do amigo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o garfo ficou perfeito. Este garfo é o que tem no primeiro poste sobre cortar espiga(um garfo verde)? Pergunto, pois estou tentando identificar o ano e modelo de um garfo que comprei. Segundo quem me vendeu é um garfo TREK de cromo,talvez modelo 930(sem certeza) foi comprado em São Paulo em uma bicicletaria, mais que isso ele não soube me dizer. Na gancheira tem escrito em alto relevo "Spinner", inclusive, ele é da mesma cor verde que a foto do seu poste. Podes me dar mais detalhes do garfo do teu poste sobre aumentar espiga(garfo verde escuro)?
    Obbrigada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, o garfo ficou perfeito. Este garfo é o que tem no primeiro poste sobre cortar espiga(um garfo verde)? Pergunto, pois estou tentando identificar o ano e modelo de um garfo que comprei. Segundo quem me vendeu é um garfo TREK de cromo,talvez modelo 930(sem certeza) foi comprado em São Paulo em uma bicicletaria, mais que isso ele não soube me dizer. Na gancheira tem escrito em alto relevo "Spinner", inclusive, ele é da mesma cor verde que a foto do seu poste. Podes me dar mais detalhes do garfo do teu poste sobre aumentar espiga(garfo verde escuro)?
    Obbrigada.

    ResponderExcluir
  5. To a procura de um garfo de cromoly medida over aheadset de preferência para minha Trek 930 restaurada, tenho preferência por Tange, se alguém souber de algum e me ajudar fico muito grato.

    ResponderExcluir

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho