quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Interbike - Moulton Bicycle... uma inglesa de princípios!


 A Interbike surpreende aos espectadores. Notável por sua diversidade, a feira traz ao conhecimento do mundo, grandes invenções e diferencial. Uma bike como jamais imaginei existir... esta é Moulton! Lembra muito uma dob´ravel, mas tem outros princípios. É uma bicicleta muito bem construída, talvez comparável ao melhor dos carros, como um Aston Martin em capricho. Certamente construída para quem busca algo além de uma simples mobilidade. Descreve-se por estruturas estranhamento contrapostas, "treliçadas", atingindo uma resistência ímpar na questão torção e flexão. Mesmo assim é altamente absorvente das deformidades do pavimento, raro na atualidade.
Ao me aproximar deste "estranho" objeto cuja estrutura lembra uma ponte de aço, percebi um capricho que quase ninguém se preocupa na linha de produção. Soldas finas, perfeitas, encaixes delicados e precisos! Parafusos de qualidade, junções com bordas evidentemente torneadas ou bem trabalhadas. 
Não acredito que algo assim tivesse mercado aqui no Brasil, mas acho importante demonstrar que este tipo de projeto existe lá fora e que possui público e interesse de um fabricante.  Alexander Eric Moulton, inventor e projetista da bicicleta, faleceu cerca de 3 anos atrás. Deixou um legado e é referência até mesmo nos dias de hoje como engenheiro da industria automotiva e aviação. Alguém que é capaz de unir dois mundos distintos a bicicleta, certamente era visionário... hoje, as grandes marcas pensam na bicicleta como uma alternativa ao sofrido segmento da industria automotiva, porém nestes tempos é natural com tendências da sustentabilidade e economia "desequilibrada". Alexander fez isto em outros tempos... veja mais em Moulton Bicycles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será aprovado em breve. Obrigado. Andarilho